quinta-feira, 16 de maio de 2013

Surpresa e suspense no Planalto: Lula manda Gilberto Carvalho depor no Senado sobre Rosemary Noronha.



 Sinal verde de Lula
Carlos Newton
O Planalto não esperava e foi apanhado de surpresa. Achava que Lula não permitiria que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, aceitasse depor sobre Rosemary Noronha, ex-chefe do gabinete em São Paulo e amiga íntima do ex-presidente, digamos assim.
O convite foi aprovado porque a base aliada está pouco ligando para as brigas entre Dilma Rousseff e Lula, que travam uma guerra de bastidores pela candidatura do PT à Presidência em 2014. E na terça-feira a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado não teve problemas para aprovar um convite apresentado pelo líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira, para que Gilberto Carvalho preste esclarecimentos.
O ministro será interrogado a respeito de denúncias de que a pasta que comanda teria conduzido investigação paralela para esvaziar a sindicância realizada pela Casa Civil sobre Rosemary Noronha.
LULA DEFENDE ROSE
A surpresa foi que o ex-presidente Lula, interessado em defender Rosemary, imediatamente autorizou o ministro a comparecer ao Senado, e ele já aceitou o convite da Comissão.
O assunto é extremamente delicado para o Planalto, porque Gilberto Carvalho é da ala que defende a candidatura de Lula em 2014 e está completamente marginalizado no palácio. A presidente Dilma e a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, esperavam que o ministro pedisse demissão depois que o Planalto “vazou” à Veja e ao Globo informações altamente negativas sobre ele. Mas Lula o impediu de sair e Carvalho obedeceu.
Por meio da assessoria de imprensa, o secretário-geral da Presidência disse que considera “natural e democrático” o Congresso pedir esclarecimentos aos ministros de Estado. Afirmou ainda que será uma oportunidade boa de esclarecer “diversas informações falas e interpretações equivocadas decorrentes da matéria da Veja” (segundo a revista, a Secretaria-Geral da Presidência teria solicitado documentos levantados pela Casa Civil e tentado interferir na sindicância sobre Rosemary).
ATÉ ONDE CARVALHO VAI?
Ninguém sabe o que Lula vai autorizar Carvalho a dizer, mas é certo que, entre outras coisas, ele ridicularizará o suposto enriquecimento de Rosemary, apregoado pelo Planalto em diversas “notícias” vazadas para a imprensa.
O importante é que Lula se sente traído por Dilma e pelos ministros que a seguem, mas espera a hora certa para revidar. O depoimento de Carvalho, que lhe obedece cegamente, será a primeira oportunidade.
Anotem aí: Lula não abandonou nem vai abandonar Rose. O caso entre os dois terminou, mas ficou uma amizade muito forte, digamos assim. E Lula vai fazer de tudo para defender a companheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário