quinta-feira, 16 de maio de 2013

Franquia: para comprar uma, ter o capital não é o primordial


by Felipe R. Magalhães
shutterstock_26747671Toda vez que leio algo sobre franquias e que o tema é: O tamanho de franquia que "cabe no seu bolso", ou que mostre o valor da franquia como principal atrativo "franquias baratas", fico imaginando como o candidato a franqueado estará correndo riscos. Se ele tem em mente a estratégia de comprar uma franquia "só porque tem capital para comprar esta", ou seja, nada mais é analisado a princípio antes que a decisão seja tomada, o risco de fracasso será maior.
Todo candidato a franqueado deve ter em mente que está iniciando um trabalho no qual terá responsabilidades de um empresário, o que geralmente é diferente da responsabilidade de uma pessoa que está empregada. Além disto - e o mais importante - é que ele terá que se dedicar muito a este trabalho. Desta forma, o "prazer" de administrar o negócio será fundamental para o sucesso do mesmo.
Logo, o tipo do negócio, o modelo de trabalho da franqueadora, e a marca do produto que ele vai representar são fatores preponderantes para se escolher que tipo de franquia comprar. Claro que após esta escolha outros aspectos são de vital importância para que o franqueado obtenha o sucesso desejado, mas a identificação franqueadora x marca x tipo de negócio deve ser avaliada primeiro. Caso não encontre um negócio no qual se identifique versus o capital que você possue, não entre no negócio, sob pena de ter prejuizos que você jamais recuperará.
Nestes anos de gestão no varejo, já vi muitos franqueados se decepcionarem com o negócio, pois só perceberam muito depois que não existia identificação com franquia/produto/marca. Quase sempre, a performance deste grupo não era das melhores e assim o retorno financeiro ficava comprometido.
Em alguns casos, trocamos o franqueado ou a franqueadora assumiu a franquia por algum tempo, e, consequentemente, as vendas tiveram um aumento significativo. Todas as demais condições foram mantidas: a mesma equipe de vendedoras, o mesmo ponto, a loja sem nenhuma reforma e o mesmo mix de mercadorias.
Após esta mudança, sempre fizemos pesquisa junto aos consumidores e às supervisoras das lojas, para entender o por que deste sucesso, e quase sempre a resposta era a mesma - qualidade do atendimento, motivação da equipe de vendas, liderança. Ou seja, este "contágio" motivacional foi o que ocasionou o sucesso da loja.
Portanto, tenha em mente que a condição psicológica de escolha de um candidato à compra de uma determinada franquia tem que ser a mesma de um aluno do ensino médio em busca da sua "profissão dos sonhos": - Um dia serei um grande profissional e serei bem remunerado por isto.
E você, investidor candidato a franqueado, já pensou nisto?

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