sexta-feira, 3 de maio de 2013

“PRESIDENTA” DILMA, PRECISAMOS DE MAIS 36 MINISTÉRIOS.



Adauto Medeiros (1)
Quando a URSS torou na emenda, e, portanto não pegava mais nem solda, ela tinha 76 Ministérios. Vejam bem. Ora, se os problemas de um país fossem resolvidos com número alarmante de Ministérios jamais a URSS teria quebrado. Agora vindo para a nossa seara, podemos dizer que no caos administrativo brasileiro atual, tendo um Executivo com 40 Ministérios torna-se simplesmente impossível administrá-lo. Só na cabeça de petistas. Mas na cabeça de petistas tudo pode ser resolvido.
Reunião Ministerial Puro Surrealismo
Reunião Ministerial
Puro Surrealismo
Ora, todos nós sabemos que o presidente Juscelino Kubitschek foi o presidente que mudou para melhor o Brasil. Viabilizou a industrialização com destaque para a indústria automobilística e vejam só, no governo dele, tinha apenas 13 Ministérios.
A questão que se fala ou podemos perguntar no caso brasileiro atual é: como formar uma base aliada com a quantidade (e qualidade!) de partidos que temos hoje? É impossível. Logo como conseqüência, tome Ministérios para manter a base aliada.
Mas vou citar outro exemplo aqui no Brasil. Quando Wellington Dias assumiu o governo do Estado do Piauí, o governo tinha 100 mil funcionários públicos e 12 mil cargos de confiança. Pois bem, o governador teve a coragem de deixar o governo com 70 mil funcionários, portanto, uma redução de 30 mil funcionários. Ele diminuiu também os cargos de confiança para 3.500 e o governo passou a funcionar muito melhor.
Outro dado comparativo que podemos citar é em relação a maior economia do mundo, isto é, que o governo norte-americano com todo o seu poderio tem apenas 2.000 funções gratificadas, portanto, quase a metade da do governo do Piauí com a diminuição efetuada por Wellington Dias. Mas, até por uma questão de justiça devemos entender a pujança econômica do Piauí em relação aos Estados Unidos e assim claro justificar as nossas aberrações administrativas.
Querem outro exemplo das nossas aberrações? A hidrelétrica de Belo Monte demorou a sair motivada por uma briga entre Ministérios, especialmente os Ministérios de Minas e Energia e o do Meio Ambiente. Poe isso? Ora, com a criação de novos Ministérios fica ainda mais difícil para o administrador público colocar em andamento qualquer programa de governo. Gente demais atrapalha e especialmente aqueles que não querem fazer nada. Mas vamos aumentar os Ministérios, presidenta. Porque ai fica garantido a base aliada. Por outro lado, coitado de nós cidadãos que não fazemos parte da base aliada.
(1) Engenheiro civil e empresário. adautomedeiros@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário