quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

VALIDADE VENCIDA



Giulio Sanmartini
Quando ainda ministra das Minas e Energia, a atual presidente da República, Dilma Roussef (foto), cheia de prosopopéia, repetiu várias vezes a promessa, que no seu governo os apagões de energia elétrica, seriam somente uma triste recordação da “herança maldita” deixada por Fernando Henrique quando titular no Planalto.data
Mais uma mentira carioca da “senhora presidenta”;  as interrupções do fornecimento de energia elétrica continuam a ocorrer com freqüência, afetando diferentes regiões do País e causando transtornos a milhões de brasileiros, comprovando a fragilidade do sistema elétrico administrado pelo governo Dilma.
Em 6 de setembro desse ano, ela voltou a bater na mesma tecla, quando anunciou a redução da tarifa de energia elétrica, afirmando que:  “Sabemos que a partir de 2003 um grande trabalho na área de energia foi feito em nosso país. Tínhamos um país com sérios problemas de abastecimento e distribuição de energia, que amargaram oito meses de racionamento, que resultaram em grandes prejuízos para as empresas e impuseram restrições à qualidade de vida da população. Tivemos que reconstruir esse setor”
Mas o castigo veio a cavalo e de brida solta.
No dia 22 de setembro, um apagão por 20 minutos atingiu a região Nordeste do País. Apenas na Bahia, o problema afetou cerca de 1,8 milhão de imóveis.
A este sucederam-se mais 5:
1 – 3/10 -  O apagão atingiu áreas do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia e parte do Centro-Oeste. No Paraná, a pane afetou a capital Curitiba e cidades da região metropolitana.
2 – 4/10 – Por motivos diferentes do anterior, coube à capital do País ficar sem luz por mais de 2 horas.
3 – 25/10 – Devido ao incêndio ocorrido em equipamento, o corte de energia aconteceu de noite e prosseguiu até a madrugada do dia   seguinte.  A área tingido foi dos estados das regiões Norte e Nordeste: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará Tocantins e Distrito Federal.
4 – 15/12. Foram 6 os estados afetados, só no Rio de Janeiro e São Paulo, 2,7 milhões de consumidores sem luz.
5  - 2/12 – Esse útimo apagão foi o presente de Natal dado pelo governo Diversos moradores das cidades satélites de Brasília, Planaltina e Sobradinho, passaram a noite de Natal e parte da manhã de terça-feira (25) sem energia elétrica. A central de atendimento da Companhia Energética de Brasília, quando funcionou, transmitiu apenas uma gravação afirmando que a rede estava em manutenção. Foram aproximadamente 15 horas sem energia, o que fez com que a programação de Natal de várias famílias tivesse que ser alterada.
Aluguém precisa lembrar a boquirrota presidenta, que sua promessa ficou com o tempo de validade vencido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário