sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

DÁ-LHE GURGEL!



Charge da fotomontagem de Roque Sponholz e Texto de Giulio Sanmartini.
Com a chegada do Partido dos Trabalhadores ao poder (2003), o país ficou numa situação muito vexante. A corrupção ativa e passiva espalhou-se  como uma peste negra por dois dos três poderes; o Executivo e o Legislativo, sendo que o primeiro chefia a quadrilha enquanto o segundo entra numa descarada conivência. Por sorte do Brasil, no Poder Judiciário a grande maioria dos ministros resolveu dar uma basta nessa orgia de uma obscenidade jamais vista.da-lhe gurgel
Assim os principais indiciados, no processo da mega-corrupção, chamada  mensalão, resolveram com muita proficiência condenar os culpados à cadeia. Seguindo na mesma toada, apareceu nessa quarta feira (19) o procurador-geral da República, Roberto Gurgel (foto), que encaminho ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de prisão imediata dos políticos, empresários e banqueiros condenados.
Desde o início do julgamento do mensalão, Gurgel tem defendido publicamente a necessidade garantir efetividade às sentenças condenatórias. Em agosto, quando classificou em plenário o esquema criminoso como o “mais atrevido” da história brasileira, o chefe do Ministério Público insistia na tese de que não era necessário aguardar os recursos de praxe das defesas dos mensaleiros condenados, uma vez que, via de regra, os argumentos tendem a ser protelatórios e não têm possibilidade de alterar no mérito qualquer condenação.
Ele não está sozinho nesse “tour de force” (1). O STF iniciará o recesso nesta quinta-feira, mas o Super-Joaquim Barbosa estará de plantão no fim do ano. Para que o pedido do procurador-geral seja acatado, basta o aval de Barbosa, sem a necessidade de aprovação do plenário da corte.
Só me resta agradecer aos dois, pois em função seus esforços, meus netos viverão num Brasil digno, do qual terão orgulho, sem ufanismo.
(1) O principal significado de “tour de force”, é um esforço excepcional, ultrapassar o ótimo
(2) Texto de apoio: Laryssa Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário