sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CRÔNICA Cartas de Seattle: Aliança é espanta-paquera



Paquera não escolhe estado civil. No Brasil, não tem essa de ser casada ou solteira: os homens soltam cantada mesmo e não querem nem saber. Mesmo em ambiente de trabalho tem os mais saidinhos – e saidinhas também – que não estabelecem limites nas relações profissionais. Se colar, colou.
Em Seattle a coisa é muito diferente. Primeiro, tem a neura americana com o assédio sexual. Relações amorosas surgidas no trabalho são meio tabu. A primeira coisa que você faz ao entrar numa empresa de médio e grande porte é passar por um treinamento para aprender a não fazer nada que possa ser considerado inapropriado.
Tocar o braço de alguém durante uma conversa, um gesto bem típico brasileiro, está na lista de coisas a não se fazer. Lembrando que só pessoas bem próximas trocam abraços e beijos no rosto por aqui.
Mesmo fora do horário de trabalho, desenvolver uma relação menos superficial pode ser uma tarefa complicada. Já falei aqui da dificuldade de conhecer gente em Seattle, e até que tem curso que ensina a driblar a frieza dos locais.
Se pra fazer amigos é difícil, imagina pra arranjar um(a) namorado(a)? Não é à toa que 55% dos adultos de Seattle são solteiros. A cidade fica em 16º lugar no ranking das cidades grandes com maior percentagem de solteiros na população, segundo a Census Bureau.

Foto: Kana @CC

Os tímidos recorrem aos sites de relacionamento – já conheci dois casais felizes da vida que se conheceram através de um serviço desses. No Brasil, não conhecia nenhum.
Seattle está em sexto lugar num levantamento que indica quantidade de solteiros publicando anúncios pessoais na Internet. A lista da Scarborough Research inclui 96 áreas metropolitanas dos Estados Unidos.
O segredo do flerte na cidade pode ter sido desvendado outro dia, sem querer, por uma amiga.
A amiga em questão, muito bem casada, estava um dia fazendo compras sem a aliança e aconteceu um fato inédito nos seus anos de moradora de Seattle. Foi abordada com homens com aquela conversinha mole que a gente conhece bem.
Semanas depois de anonimato no supermercado, sem ser notada por ninguém do sexo oposto, lá vem alguém puxar conversa novamente. E ela percebeu que, nas duas ocasiões, estava sem aliança. Bingo! Paquera em Seattle escolhe estado civil, sim.
Aos solteiros à procura de um amor em Seattle, dois conselhos com eficácia comprovada: 1) supermercado; 2) sites de relacionamento. O cupido haverá de estar em algum desses lugares.

Melissa de Andrade é jornalista com mestrado em Negócios Digitais no Reino Unido. Ama teatro, gérberas cor de laranja e seus três gatinhos. Atua como estrategista de Conteúdo e de Mídias Sociais em Seattle, de onde mantém o blog Preview e, às sextas, escreve para o Blog do Noblat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário