quarta-feira, 14 de novembro de 2012

FERRO NA BONECA




Magu
Essa expressão do título é muito conhecida. Mas é perfeita para a situação. Em Brasília, o Supremo Tribunal Federal fixou as penas de José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno. O ex-ministro José Dirceu, nas quebradas conhecido como Pedro Caroço, agora é ficha suja. Ele foi condenado a mais de 10 anos de prisão. E essa pena será cumprida, inicialmente, em regime fechado. A sentença só saiu depois de uma discussão no mínimo intensa. E mais uma vez, entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, que, irritado, abandonou o plenário. A definição das penas do núcleo político não estava prevista para a sessão de segunda-feira (12). Foi antecipada por decisão do ministro relator, Joaquim Barbosa. O ministro revisor, Ricardo Lewandowski, não gostou, reclamou, e os dois travaram uma áspera discussão.
Lewandowski afirmou: “Toda hora Vossa Excelência traz uma surpresa, eu não entendo porque essa surpresa. Eu não aceito surpresa, senhor ministro relator”.
Joaquim Barbosa respondeu: “Eu é que estou surpreendido com a ação de obstrução de Vossa Excelência. Vossa excelência, na última semana, leu, em plenário, um artigo de jornal”.
Lewandowski: “Eu considero isso algo muito grave. Muito grave. Senhor presidente, eu exijo uma retratação”.
E o Barbosa: “Não tem retratação alguma”.
“Então, eu me retiro do plenário”, falou Lewandowski.
Dito e feito. Ele saiu, o julgamento prosseguiu, a sessão foi adiante e os ministros, que já tinham concluído que os integrantes do chamado núcleo político usaram dinheiro público para comprar apoio de partidos governistas, votaram e estabeleceram as penas deles. Sete anos depois de deixar o governo e de ter o mandato de deputado federal cassado, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o chefe do mensalão, foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, mais multa de R$ 676 mil. Segundo especialistas em direito penal, vai ter que cumprir pelo menos 1 ano e oito meses de regime fechado, até adquirir o direito do regime semi-aberto. Isto é, vai fazer seus lobbies durante o dia e volta para dormir na cadeia. Já é alguma coisa, não acham, para nós que achavamos que tudo ia acabar em pizza. E o Genoíno, se conseguir retomar a cadeira de de putado, vai deputar durante o dia e dormir na cadeia, à noite. Como lá é a casa da Maria Joana, não vai surpreender. Eu prefiro a casa da colina, na minha cidade. Aqui, a coisa é feita à encâncara. A mulher faz o serviço e o homem a paga, tudo de uma maneira visível, patente e honesta, que não admite subterfúgio. Isso prova que, no Brasil, putaria é coisa séria. Agora falta o chefe do Zé…

Nenhum comentário:

Postar um comentário