sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ah! essa tal de Liberdade!, por Maria Helena RR de Sousa



Não temos em português duas palavras para Liberdade. Tentei achar o equivalente às inglesas 'Liberty' e 'Freedom', não achei. Pena, pois elas facilitam o entendimento.
Vou explicar como me foi explicado: nós não temos direito à ‘freedom’. Temos direito à ‘liberty’ – que é ‘freedom’ restringida apenas pelas garantias legais outorgadas pelo Estado de Direito.
Em todos os artigos ou livros que pesquisei, o primeiro exemplo que dão é do safado que grita Fogo! num teatro lotado, só de brincadeirinha.
'Liberty': o Estado não me proíbe de gritar Fogo! no teatro, seja aviso falso ou não. Mas se eu gritar por gritar, ou com a intenção de causar tumulto, serei processada por colocar em risco a vida dos outros e eu não tenho direito à essa 'freedom'.
'Liberty', pois, é um dos direitos e garantias individuais concedidos ao cidadão pelo Estado. E 'freedom' é, simplesmente, o conceito amplo de Liberdade.
'Freedom of speech' (Liberdade de Expressão) significa que eu não posso ser amordaçada, minha fala não pode ser censurada, nem meu desejo de gritar Fogo! pode ser reprimido.
'Liberty' (Liberdade) significa que embora eu tenha a liberdade de fazer ou dizer aquilo que me aprouver, posso e devo ser responsabilizada pelo que disse ou fiz.
Isso é 'Liberty' e 'Freedom', ou seja, isso é Democracia.
E é isso que falta aos membros do PT compreender, mensaleiros ou dirigentes. Eles podem, e é natural que o façam, reclamar das decisões do STF, mas não podem, de modo algum, falar o que andaram falando e que em boa hora, ao que dizem, Lula freou.
O que vem mais uma vez provar que nem sempre a escola é a melhor conselheira. José Dirceu é bacharel em Direito, mas foi preciso o torneiro-mecânico dar o tom...
De nossa oposição não falo. Emudeceu.Tenho a impressão que estão sem voz.
Mas falo dos militantes de ambos os lados. Os petistas só comprometem o partido e há até os que ameaçam os opositores dizendo: Vocês vão ver o que vai acontecer com vocês! Bem, a menina em Florianópolis, e sua família, já viram...
Já os tucanos... que mentezinha estreita. Qualquer elogio à Cuba; demonstração de simpatia pela esquerda; admiração por um pensador que não seja de direita, etc., o mundo cai.
O preconceito é abissal! Li noutro dia um leitor aqui do Blog perguntar se o Lula sabe ler!
É lastimável ver o obscurantismo político e espiritual em que nos encontramos. Tenho muitas críticas aos EUA, mas eles acabam de nos dar mais um belíssimo exemplo de como respeitar seu país. Porque amam a Democracia.
Vamos tentar evoluir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário