quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CRÔNICA Cartas de Berlim: Ela tentou dar fim aos tiranos de uma geração



Lembra na época das nossas avós, quando nascia um bebê e nenhum dos pais sabia o que fazer e recorriam às irmãs, tias, avós e toda a linhagem de mulheres da família?
Então, ao que parece ninguém mais liga para essas mulheres. Todos os pais procuram informações na Internet (You Tube é a nova avó) e nos benditos livros de auto-ajuda para pais desesperados. Existem, porém, livros-bíblias que em determinadas gerações foram tão importantes quanto aquelas mulheres. E é sobre um deles que vou falar agora.
Era uma vez Johanna Haarer, uma médica de Munique nascida em 1900, não na Alemanha, mas sim na Áustria. Mãe de cinco e, claro, com experiência maternal suficiente para dar palestras no TED, escreveu em 1934 “o” best-seller (veja bem, era período entre guerras) da auto-ajuda paternal. Este teve sua última edição publicada em 1987 e vendeu 1,2 milhao de exemplares.
Chama-se “Die deutsche Mutter und ihr erstes Kind” (“a mãe alemã e seu primeiro filho”) e influenciou no mínimo as duas gerações que vieram a seguir com sua revolucionária técnica cujo lema era: seu filho é seu inimigo, então trate-o como tal.
Segundo Haarer, seu filho é, a princípio, um terrorista, um tirano egocêntrico que por meio de berros e choros tenta o tempo todo manipulá-la. Não caia nesta armadilha! Desde o nascimento, mamadas a cada 4 horas (e olhe lá!) e 8 horas de sono ininterruptas (para você, pois seu filho pode e deve se esgoelar no quartinho dele).
Seu bebê recém-nascido começa a chorar no berço? Segue o conselho da Frau Haarer: “Aí, querida mamãe, seja firme. Só não comece a tirar o pequeno do berço, a balançá-lo, a carregá-lo ou deixá-lo no colo. Que dirá dar de mamar!”
E ameaça: “O bebê reage rápido. Depois de pouco tempo no mundo, ele já comeca a exigir sua presença como se fosse um direito e não dá mais paz até ser carregado de novo. E aí é tarde, o ‘Haustyrann ist fertig’ (o tirano da casa já está formado).
Mais algumas dicas espertas: evite contato visual com seu filho ao amamentar, evite mostrar reações de felicidade. Todas as bases da ideologia “endureça o seu filho desde já” estão ali.


Bem, hoje este livro, um clássico da categoria, é mais uma daquelas anedotas históricas. Mas eu espero honestamente que a senhora esteja descansando em paz, Frau Haarer.
Desde que meu filho nasceu, encarava com a devida cautela conselhos na linha do “não põe muito no colo” ou “deixa chorar que faz bem pro pulmão”, etc. Ontem, ao ler uma revista velha, achei esta matéria contando a história de Johanna Haarer, a responsável por toda a ideologia do frühes abhärtung!
Ei doutor, não preciso mais de seus serviços!

Tamine Maklouf é jornalista e ilustradora nas horas vagas. Mora na Alemanha desde agosto de 2009, onde se encontra na “ponte terrestre” Dresden-Berlim. De lá, mantém o blog www.diekarambolage.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário