quinta-feira, 26 de julho de 2012

Queda do lucro da Vale mostra dependência excessiva da China


NA CBN


A Vale está lucrando bem menos: no segundo trimestre, o lucro líquido ficou em R$ 5,3 bi, o que representa um recuo de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esse resultado revela a excessiva dependência da China. A empresa é a maior exportadora brasileira líquida, importa pouco e exporta muito; o minério de ferro, que teve queda de preço de 29%, é o principal produto. Isso afeta o lucro da Vale e o saldo da balança comercial brasileira. Qualquer desaceleração no crescimento chinês, provoca tensão no Brasil.
Se olharmos para os dados do comércio brasileiro nos últimos anos, notamos que caiu muito a participação dos EUA nas exportações brasileiras, de 25% para 10%. Não se pode abandonar um mercado, porque ele está passando por dificuldades, Os EUA são os maiores importadores do mundo. O Brasil tem déficit comercial com o país, enquanto os EUA têm déficit com o mundo inteiro.
Temos de pensar numa estratégia que dependa menos de um país só. Não pode ser à mexicana (o México depende muito dos EUA, por questões geográficas).
A desaceleração da China afeta o preço das commodities que, por sua vez, afeta a balança comercial e a economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário