domingo, 17 de novembro de 2013

A amargura da derrota e a euforia da vitória - CARLOS CHAGAS

Author: Carlos Newton | Date: 7 Comments »
Carlos Chagas
Há 44 anos um “Búfalo” da Força Aérea Brasileira levantava vôo no  aeroporto Santos Dumont, no Rio,com vinte prisioneiros algemados, a   maioria de jovens. Houve uma parada no Recife para que entrasse um velho, também preso. Quando decolavam para o México o novo passageiro começou a assobiar a Internacional, logo seguido por outros. No destino, ficaram  livres, a começar das  algemas.
Agora, reunidos num outro avião-presídio, dessa vez da Polícia Federal, dez condenados fizeram percurso bem menor, de São Paulo para Brasília. Sem algemas, podendo conversar entre eles e livres da vigilância truculenta de soldados e policiais, um deles terá meditado sobre a fragilidade dos episódios que a vida reserva a todos.
José Dirceu tinha vinte anos, agora tem mais de sessenta. Havia sido conduzido para o exílio depois de se insurgir contra a ditadura que assolava o país,  trocado pela vida do   embaixador  estrangeiro seqüestrado por seus companheiros, Charles Elbrick, dos Estados Unidos. Puxara o coro dos assobios o  veterano líder comunista,  Gregório Bezerra.
De lá para cá, o caleidoscópio das mudanças políticas formou incontáveis conjuntos de formas e de cores, terminando por elevar José Dirceu às mais altas funções do país democratizado. Em determinado momento não apenas encarnava o poder, pois era a sua perspectiva.  Seria o sucessor do Lula.  Só que ontem obrigaram-no a voar de novo como prisioneiro. Ignora-se se terá assobiado, ou mesmo  meditado nos dois vôos e   nas duas situações.  Pouco importam as diferenças.
A verdade é que antes, como  agora,   sua reação   é de  estar sofrendo a mesma injustiça.   Como subversivo ou como chefe dos mensaleiros, sua disposição de resistir é a mesma. Sucesso e fracasso  entrelaçam-se num só   roteiro. Deparou-se com a amargura da derrota e com a euforia da vitória. O que a vida lhe reserva continua uma incógnita. Assobiar a Internacional   pode não ser uma solução, mas com toda certeza alimentará a chama  a  esperança.
DUAS VISÕES
No mesmo dia da prisão dos mensaleiros, coincidência ou não, a presidente Dilma declarou que sua função é prevenir e combater a corrupção, proteger a coisa pública e cuidar do bem-comum.
Já Rui Falcão, presidente  do PT, disse que “nenhum dos nossos filiados comprou votos no Congresso, tampouco houve pagamento de mesada a parlamentares”.
Positivamente, duas visões distintas da realidade…
SIMBOLISMO ÓBVIO
Tanto José Genoíno quanto José Dirceu nos fizeram recuar   até a primeira metade do século passado. O gesto de elevar o braço direito, com a mão fechada, saudando  os companheiros, lembra os tempos em que os comunistas opunham-se aos nazistas. Estes esticavam o braço, mas horizontalmente,  com a mão aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário