domingo, 6 de outubro de 2013

Corretor de imóveis: você sabe identificar rachaduras e infiltrações nos imóveis?


Escrito por Imobex em . Postado em Artigos para Corretores e Imobiliárias(0) Comentários
Corretor de imóveis: você sabe identificar rachaduras e infiltrações nos imóveis?
Quantas vezes você foi agenciar um imóvel ou visitá-lo com um cliente e reparou em rachaduras e/ou infiltrações? Estes problemas estruturais tornam-se fonte de insegurança quando não se tem conhecimento das causas do seu surgimento e da gravidade do seu estado.  Sempre salientamos a importância do corretor de imóveis chegar 15 minutos antes do cliente para que assim consiga conversar com o proprietário e visitar as dependências. Seja no agenciamento ou na visita, procure sempre estar atento aos detalhes do imóvel, como cantos superiores e inferiores das paredes, teto dos ambientes, piso, fachada e pilares de sustentação, no caso de prédios. A partir destas observações é possível identificar os problemas mais comuns nos imóveis, como as rachaduras e as infiltrações. Mas como identificá-los e como eles surgem?
Rachaduras
As estruturas (prédios e casas) costumam “trabalhar” com o seu peso, ou seja, pequenos movimentos no solo onde se apoiam. Estes movimentos de acomodação podem ocasionar rachaduras nas paredes, sendo elas nos sentidos: verticais (em pé), horizontais (deitadas) e em diagonal.
Para entender as rachaduras é preciso primeiro compreender como é a sustentação da estrutura dos imóveis. No caso das casas de até dois andares a sustentação é feita pelas paredes, e em prédios por vigas, pilares e lajes. São nestes pontos que você deve prestar a atenção.
Rachaduras nas Vigas:
Rachaduras nos pilares:
Rachaduras nas Lajes:
É importante saber que rachaduras também podem ser frutos de simples defeitos no revestimento (reboco e/ou massa corrida) causados por alterações climáticas e não oferecem riscos à segurança.
Infiltrações
As infiltrações ocorrem normalmente em duas situações: falta de impermeabilização correta da laje e vazamento em algum ponto da rede hidráulica.  A água penetra no concreto e com o tempo corrói e causa ferrugem na armadura de ferro e pouco a pouco o concreto começa a ser pressionado, ocasionando rachaduras na estrutura.
Conhecer problemas como estes, é essencial para que assim o seu cliente se sinta confiante quando questioná-lo sobre o assunto. Com estas dicas é possível identificar superficialmente os problemas estruturais do imóvel, mas para um laudo correto se faz necessária a avaliação de um profissional da área ou órgão responsável, como a defesa civil do seu município. Afinal uma negociação só é boa quando é realizada de modo transparente e seguro.
Fonte de apoio e imagens: Defesa civil do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário