sexta-feira, 26 de julho de 2013

Estamos desenvolvendo a arte de saber tudo sobre absolutamente nada


  Nenhum Comentário
16. saber tudo
Vivemos na era da informação, uma imensa quantidade de dados chega até nós diariamente, seja, pelo rádio, jornais, televisão ou Internet. Talvez você já tenha ouvido falar do fenômeno “big data”, essa enxurrada de informações que temos acesso diariamente, mas que nem por isso, tem tornado a vida das pessoas melhor. Isso porque, em sua maioria, as notícias são negativas ou inúteis. vão de piadinhas no Facebook até tragédias vindas dos telejornais. Com a desculpa de informar, somos inundados com esse show de horror todos os dias na televisão.
Já faz algum tempo que  parei de desperdiçar meu tempo com coisas que não vão acrescentar nada em minha vida. Pense um pouco… quais foram as notícias que viu no noticiário de ontem, e que estão causando um impacto positivo em sua vida? Duvido que alguma coisa realmente importante tenha mudado sua vida para melhor. É mais provável que tenha apenas colocado mais informação inútil em sua, já sobrecarregada cabeça, certo?

O importante é saber transformar informação em conhecimento, e uma informação só se torna conhecimento quando sabemos o que fazer com ela.  Ou seja, quando colocamos aquilo sabemos em ação construtiva.
O certo é que você tenha a informação correta e seja a pessoa correta para fazer as coisas acontecerem. E então? Como você tem utilizado as informações que chegam até você?
Eu utilizo um método bastante simples e prático… que é perguntar; qual é a minha missão hoje? Ao determinar uma resposta sobre o resultado que pretendo atingir até o final do meu dia, fico atento a tudo que não tenha a ver com esse resultado.  Faça a seguinte pergunta sempre que mais e mais informação estiver chegando até você; – Isso (essa informação) vai me ajudar a realizar minha missão hoje? Se não for, pare na hora. Feche o navegador, delete o e-mail, mude de assunto educadamente, mas não perca seu tempo e energia capturando mais informação que não vai ajudar você em absolutamente nada.
Já dizia um antigo ditado o fantástico Millôr Fernandes; “estamos desenvolvendo a capacidade de saber cada vez mais sobre cada vez menos, até saber tudo sobre nada”.
Pense nisso!
Forte abraço e sucesso sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário