segunda-feira, 8 de julho de 2013

CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA 9


Magu
frase-ultima-flor-do-lacio-inculta-e-bela-ouro-nativo-que-na-ganga-impura-a-bruta-mina-entre-olavo-bilac-1369715
81 – Lembre-se: Seção, com ç, quer dizer parte de um todo, departamento: a seção eleitoral, a seção de esportes. Já sessão, com dois s, significa intervalo de tempo que dura uma reunião, uma assembléia, um acontecimento qualquer: A sessão do cinema demorou muito tempo. A sessão espírita terminou.
82 – Não confunda: senão, juntinho, quer dizer caso contrário. E se não, separado, equivale a se por acaso não. Veja: Chegue cedo, senão eu vou embora. Se não chegar cedo, eu vou embora. Percebeu a diferença?
83 – Tire esta dúvida: quando  é adjetivo equivale a sozinho e varia em número, ou seja, pode ir para o plural. Mas  como advérbio, quer dizer somente. Aí não se mexe. Veja: Brigaram e agora vivem sós (sozinhos). Só (somente) um bom diálogo os trará de volta.
84 – É comum vermos no rádio e na TV o entrevistado dizer: “O que nos falta são subzídios“. Quer dizer, fala com a pronúncia do z. Mas não é: pronuncia-se ss. Portanto, escreva subsídio e pronuncie subssídio.
85 – Taxar quer dizer tributar, fixar preçoTachar é atribuir defeito, acusar.
86 – E nunca diga: Eu torço para o Flamengo. Quem torce de verdade, torce pelo São Paulo.
87 – Todo mundo tem dúvida, mas preste atenção: 50% dos estudantes passaram nos testes finais. Somente 1% terá condições de pagar a mensalidade. Acreditamos que 20% do eleitorado se abstenha de votar nas próximas eleições. Mais exemplos: 10% estão aptos a votar, mas 1% deles preferem fugir das urnas. Quer dizer, concorde com o mais próximo e saiba que essa regra é bastante flexível.
88 – Um dos que deixa dúvidas. Há gramáticos que aceitam o emprego do singular depois dessa expressão. Mas pela norma culta, devemos pluralizar: Eu sou um dos que foram admitidos. Sandra é uma das que ouvem rádio.
89 – Veado se escreve com e, e não com i.
90 – Este português da gente tem cada uma: tem viagem com g e viajem com j. Tire a dúvida: viagem é osubstantivo: A viagem foi boa. Viajem é o verbo: Caso vocês viajem, levem tudo. E tem essa coisa horrorosa de “da gente”, “a gente”. Usem a norma culta: Este nosso Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário