quinta-feira, 25 de julho de 2013

10 erros que o vendedor deve evitar: Falar mal do concorrente


Falar mal do concorrente é a maneira de dizer: "somos fracos e precisamos denegrir os outros para conquistar clientes".


Share on email
 



Olá! Tudo bem? Se há uma coisa que aprendi a não fazer em minha profissão de vendedor é “falar mal do concorrente”. Você já deve ter passado por isso como vendedor ou talvez tenha ouvido alguém queimar a concorrência para conseguir vender, mas acredite em mim: não há nada mais desagradável do que dizer: “o concorrente é isso ou aquilo”.

Quando você fala mal do concorrente, está tirando o foco de você, dos seus produtos e direcionando para a concorrência. E o pior é que, talvez o seu cliente deixe de comprar com você para experimentar aquele produto que você tanto falou mal, afinal, há um ditado que diz: “quem desdenha quer comprar”.

Outro ponto negativo em falar mal do concorrente é que isto representa uma falha de caráter. O cliente pensa: “se ele está falando mal do outro, com certeza falará mal de mim também se a venda não for concretizada”. Por mais que o cliente concorde com você naquele momento, sempre ficará esta impressão a respeito do seu caráter.

Analise também sobre o ponto de vista ético. Se o concorrente está no mercado, é porque é um direito dele. O sol nasceu pra todos e ele também tem o direito de comercializar o mesmo produto que você. Então você pensa: “Ele fala mal de mim”. Não devolva na mesma moeda. Mostre trabalho, comprometimento com o cliente e diferencial no produto.

Falar mal do concorrente é como dizer para o cliente: “Sou fraco e estou falando mal dos outros para que eu possa me destacar e conseguir sua preferência”. A concorrência se vence com ética, qualidade e respeito pelo cliente. Um abraço, boas vendas e vamos em frente! Deixe um comentário para este texto!


Fonte 
http://www.andrevinicius.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário