segunda-feira, 1 de abril de 2013

Decoração à base de pinceladas


Livro apresenta pinturas de Walter Gay

23/02/2013 | POR REDAÇÃO; FOTOS DIVULGAÇÃO

|
|
  (Foto: Divulgação)
  (Foto: Divulgação)
Se Jacques-Louis David foi o responsável por deixar os rastros estéticos do império neoclássico de Napoleão, e Renoir registrou as roupas da belle époque, o americano Walter Gay (1856-1937) nos deixou pinturas dos mais luxuosos interiores da Europa e dos EUA. Charmoso e inspirador, Impressions of Interiors – Gilded Age Paintings by Walter Gay apresenta as suas melhores obras.
São 70 ilustrações organizadas por temas e acompanhadas por discussões contextuais, de obras de coleções públicas e privadas que fazem o leitor refletir sobre os cômodos – especialmente quartos – repletos de itens de decoração.
As pinturas dos bem-iluminados interiores também mostram mobílias do século 18 francês, com toques poéticos e peças dignas de mercados de arte, assim como cortinas de seda e elegantes tapeçaria e esculturas. Há um capítulo inteiramente dedicado às famosas residências do próprio Gay, que viveu em Paris durante vários anos de sua vida.
O livro é editado pela D Giles Limited e possui quádrupla autoria: a historiadora de arte especialista em pintura do século 19 Isabel L. Taube; Nina R. Gray, curadora independente e especialista em artes do final do século 19; Priscilla Vail Caldwel, conselheira e também curadora independente; e Sarah J. Hall, diretora de Assuntos Curatoriais no Art & Frick Centro Histórico, de Pittsburgh.
  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)

  (Foto: Divulgação)
  (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário