sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - ARQUITETURA Semana do Santuário Histórico de Machu Picchu (Final)



Palavras de um inglês de muito bom senso: as ruínas de Machu Picchu ainda não foram inteiramente decifradas. E nem serão tão cedo, mesmo com as datações em carbono e outros avanços científicos que forem surgindo.


Erguida num local onde as montanhas são muito escarpadas, onde a chuva é torrencial, o que provoca deslizamentos de terra, e onde frequentes sismos tornam o terreno sensível, que espécie de homem construiu isso tudo?
Suas paredes não têm nenhum traço, risco, desenho ou marca feita na pedra que ilumine sua história. É um mistério total. Pelo visto, eles não tinham como os gregos ou os romanos ou os egípcios, a ânsia de deixar anotações para a posteridade. Quem foi ele? E por que escolheu o canyon do Urubamba?


Pois é justamente essa curiosidade que angustia o homem moderno. Quem construiu essa cidadela num local quase inacessível? São 250 construções talhadas no granito, casas e templos alimentados por água corrente que corria por pequenos canais e fontes feitas pelo homem.


Sabemos que os incas, fantásticos engenheiros e construtores, liderados por Pachacutec, fizeram tudo isso sem conhecer a roda, o ferro, a escrita. Qual a origem da força do soberano?
Resposta: sua inteligência. Três foram as medidas que tomou: preservou a unidade geográfica do seu império através de gigantesca rede de estradas; impôs uma só língua, o quechua; e sob uma organização política centralizada, de poder absoluto, formou uma elite capaz de ajudá-lo em sua obra, os curacas.
E para facilitar a transmissão de ordens e as informações que deveriam vir sobre o estado das províncias, criou um sistema de mensageiros corredores que percorriam os caminhos do Império.


Mas isso ainda não explica como os engenheiros incas ergueram a cidade. Em lugar deslumbrante, mas hostil. O que se sabe: primeiro, consolidaram a montanha criando imensos contrafortes em forma de terraços. Eles drenam a água das chuvas, são os pilares da cidade. Depois mantiveram o acesso o mais escondido possível. Vejam a ponte inca abaixo:


O que não explica tudo: os conquistadores arrasaram numerosas cidades incas, torturaram e foram cruéis com os vencidos em busca do que pilhar.
Mas de Machu Picchu nunca ouviram falar? Por quê?
Machu Picchu é um dos raríssimos locais habitados pelos incas que não foi destruído e seguramente é o maior e o mais importante. O mais provável é mesmo que os espanhóis nunca tenham ouvido falar da cidadela. Mas por que o inca a guardava com tanto zelo?
E por que será que foi abandonada de repente? À pressa? Seria por informações trazidas pelos mensageiros corredores?
Ninguém sabe. Será que algum dia saberá?
Deixo com vocês uma imagem de sua plena beleza. Afinal, os incas merecem. E nós, seus admiradores, também.


Machu Picchu, Andes, Peru

Nenhum comentário:

Postar um comentário