sábado, 27 de outubro de 2012

Funcionalidade e praticidade imperam quando o assunto é cozinha


Delicie-se com estes três projetos e deixe ainda mais saboroso o seu ambiente de culinária, degustação ou, simplesmente, interação com amigos e familiares

Pense Imóveis
Funcionalidade e praticidade, sem deixar de lado elegância e bom gosto, são fundamentais na hora de projetarcozinhas. Conheça três ambientes desenvolvidos por diferentes profissionais e deixe o espaço da sua casa dedicado à culinária ainda mais apetitoso. 


Cozinha da Casa Cor 2008
Projeto: Luciano Teston e Joyce Chwartzmann
Para o arquiteto Luciano Teston, um dos responsáveis por este projeto exposto na Casa Cor 2008, a cozinha passou a ter o mesmo prestígio da sala de estar. “Pesquisas mundiais apontam a cozinha como um espaço cada vez mais bem equipado e prático, mas também extremamente luxuoso”, garante. Segundo Teston, o ambiente segue destinado a atividades como culinária e degustação de bebidas, dando valor à presença de equipamentos e instrumentos funcionais. “O design reina absoluto”, enfatiza o arquiteto. 

Sérgio Vergara

Neste ambiente de 25 m², os profissionais incluíram uma bancada de trabalho em “L” com cuba usinada em Silestone, formando uma peça única com pia e tampo. “Sobre esta, o armário aéreo e suspenso secciona a área de luz, dando leveza ao projeto, sem esquecer a praticidade”, explica o arquiteto. Abaixo da bancada, os armários receberam acabamento em carvalho real alto brilho. Em frente à janela, o muro em pedra ornamental na parede externa faz uma sofisticada ligação com o exterior. 

Sérgio Vergara

Um espaço diferenciado foi desenvolvido para a apreciação dos pratos: uma mesa suspensa em Silestone Satori, estruturada somente na extremidade, parte do móvel horizontal em vidro argentato bronze. “Nela há um recorte criando uma champanheira”, destaca Teston. A elegância do projeto também é revelada por duas poltronas aconchegantes em fibra natural málaca, revestidas em seda rústica, além de um abajur, obras de arte e equipamentos de som. “O pé-direito baixo existente, condicionante do projeto, é explorado pelo projeto luminotécnico, sugerindo o clima intimista”, aponta o arquiteto.

Sérgio Vergara

Apartamento no bairro Bela Vista, em Porto AlegreProjeto: Lisiane Wendel Corrêa e Simone Bertuzzo, WB ArquiteturaUma das solicitações dos proprietários deste apartamento foi a criação de uma cozinha com ilha. Portanto, o projeto contemplou uma ilha com fogão e coifa e uma bancada para refeições rápidas. Além disso, o ambiente está integrado parcialmente ao espaço gourmet: as arquitetas criaram um móvel divisório com aproveitamento de portas de vidro temperado bronze e, em cima da bancada, colocaram uma porta de correr com trilho aparente em aço inox. 

André Nery

Lisiane Wendel Corrêa, uma das sócias da WB Arquitetura, explica que tons claros, pastéis, neutros e monocromáticos são sempre bem-vindos em cozinhas, pois não se tornam cansativos em espaços tão utilizados. No projeto, portanto, a escolha foi pelas cores cinza e amêndoa, que trouxeram sofisticação aos ambientes. Os tons vibrantes foram reservados aos detalhes: as cadeiras do espaço gourmet são marcadas pelo tecido xadrez em vermelho e verde, e as banquetas giratórias da cozinha se destacam pelo amarelo cítrico na seda sintética. 

André Nery

O espaço gourmet também conta com um cooktop embutido no tampo de Silestone e envolvido por uma bancada em “L” amadeirada para as refeições. “No mesmo espaço, uma adega elétrica complementa a proposta”, conta a arquiteta.  As bancadas e os painéis sob-medida da cozinha foram feitos com madeira de reflorestamento, com textura que imita linho, além de superfície lisa e de fácil manutenção.
Apartamento em Novo Hamburgo 
Projeto: Soma Arquitetura + Interiores
Por gostar de cozinhar e receber os amigos, a proprietária deste apartamento solicitou ambientes unificados, para que não se sentisse isolada ao preparar os alimentos. Dessa forma, uma cozinha americana se apresentou como a solução ideal. “Além de serem muito práticas, elas causam uma sensação de amplitude visual, por integrarem as salas de jantar e estar e por permitirem a interação dos usuários”, garante a arquiteta Lisiane Pilger, uma das sócias daSoma Arquitetura + Interiores. “Hoje, com os recursos que existem no mercado, é possível projetar uma cozinha moderna, funcional e bonita em qualquer espaço”, complementa. 

Divulgação / Soma Arquitetura + Interiores

Para transmitir uma sensação de aconchego, em alguns móveis foi utilizada melamina amadeirada e, em outros, melamina branca. “São chapas de MDF revestidas com películas decorativas, compostas de resinas que garantem resistência”, explica a arquiteta. O uso de madeira pinus jateada e laqueada em branco, além de muitos espelhos, também fizeram parte do projeto. “O toque especial ficou por conta das cadeiras mademoiselle da sala de jantar com pés em acrílico e estampa colorida. Refletidas pelos espelhos facetados, dão vida e amplitude ao ambiente”, conta. 

Divulgação / Soma Arquitetura + Interiores

Lisiane afirma que a iluminação é um fator fundamental em uma cozinha e deve ser planejada com cuidado. “É importante ter uma boa iluminação geral, normalmente com lâmpadas fluorescentes e localizadas no centro da peça. Gosto de usar tons neutros, pois a luz fica mais quente e amarelada”, sugere a arquiteta. Além disso, são necessárias iluminações em pontos direcionados nas áreas de trabalho, como nas bancadas onde os alimentos são preparados, na cuba, no fogão e assim por diante.

Divulgação / Soma Arquitetura + Interiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário