sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A crise educacional e a questão dos currículos



Mário Assis
Efetivamente, responsabilizar o currículo escolar pelo desempenho sofrível da educação pública é jogar o lixo para debaixo do tapete.
Estou certo de que a educação pública no Brasil alcançará patamares civilizados com qualificação, salários condizentes com essa capacitação, recuperação da dignidade profissional, motivação e autoestima dos professores e demais profissionais que atuam nas escolas.
A direção das escolas também requer um padrão de gerenciamento e de profissionalização dos diretores e equipes.
As instalações precisam ser adequadas para as atividades curriculares e extracurriculares. As escolas precisam ter espaços para atividades esportivas, culturais, sociais e de lazer. Bibliotecas de excelência são necessárias.
Devem ser escolas de tempo integral e capazes de orientar, preparar e conduzir os alunos para atividades profissionais, técnicas ou de nível superior.
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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - Em poucas linhas, Mário Assis decifra a charada. Simples assim. Com isso, revive o sonho de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, do qual  Assis participou diretamente, como secretário estadual. Trabalhista histórico, Assis aponta que a solução é recuperar e expandir as escolas de horário integral, como os famosos Cieps. Mas quem se interessa?

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