sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Por que escolher um corretor de imóveis para ajudar você a comprar?


Postado por: A.Guilherme  |  02/02/2012 19:33:06


Diferentemente dos Estados Unidos, em que os agentes imobiliários, lá chamados de Realtor’s, são aliados indispensáveis daqueles que buscam investir em imóveis, no Brasil, ainda há relutância das pessoas quando o assunto é a contratação de um corretor de imóveis, para assessorá-las na compra de um ativo imobiliário.

Isto se deve, em primeiro lugar, à má fama, construída por anos e anos, por pessoas totalmente despreparadas que, ao se verem sem opção de trabalho, passavam a praticar a corretagem como meio de subsistência e algumas vezes de forma inescrupulosa, com o propósito único de ganhar dinheiro e não servir às pessoas.

Muitas destas pessoas, agiam sem qualquer senso crítico ou ético, induzindo terceiros a erro, colocando a perder economias auferidas numa vida inteira de trabalho e destruindo a reputação dos profissionais sérios e idôneos. E essa má fama disseminou-se, infelizmente.
Mas, felizmente, aos poucos esta realidade vem sendo alterada e o resgate da imagem e a justa valorização da profissão de corretor, atualmente exercida por profissionais das mais diversas formações e graduações, como advogados, administradores, engenheiros, arquitetos, desnodoa-se na percepção da sociedade.

Outro aspecto para o qual se precisa jogar luz é a questão da remuneração dos serviços prestados pelo corretor. O comprador que busca a assessoria de um agente imobiliário para comprar uma propriedade praticamente não gasta com honorários. Salvo nos casos em que haja acordo em contrário, o corretor de imóveis será remunerado pelo proprietário interessado na venda do imóvel. Mesmo nos casos em que o proprietário esteja sendo assessorado por um corretor ou escritório imobiliário, os honorários, serão pagos a ambos, divididos em partes iguais, ou seja, metade ao corretor que estiver assessorando o proprietário do imóvel e metade aquele que estiver assessorando o comprador.

Assim, todos nós corretores de imóveis devemos argumentar junto aosprospects para desmistificar este ponto obscuro e clarear de vez perante o mercado que, tanto compradores, quanto proprietários, só teem a ganhar ao contratarem um corretor de imóveis na hora da venda ou da aquisição.

A.Guilherme é CEO na AG Properties Desenvolvimento Imobiliário; sócio fundador da empresa Novalix Ambiental; analista de investimentos, aquisições e agente imobiliário. Membro NAR National Association of Realtors® USA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário