sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Embaixador dos EUA: visto para turistas sairá em 3 semanas - Miriam Leitão


Enviado por Míriam Leitão - 
3.2.2012
 | 
16h35m
ESPAÇO ABERTO


Como será a nova burocracia de visto da política americana? O presidente dos EUA, Barack Obama, disse recentemente que o país está de braços abertos para receber os turistas brasileiros.
Esse foi um dos temas que abordei com o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, no programa Espaço Aberto, da Globonews.
Ele diz que entre a concessão e o recebimento do visto, o prazo será de três semanas. Outra medida será dobrar o número de funcionários que trabalham na concessão de vistos. Também será reduzido o número de pessoas entrevistadas - jovens de 16 anos e pessoas com mais de 66 anos não precisarão mais passar por entrevistas. E quem já foi não precisará fazer nova entrevista para renovar o visto.
Segundo Shannon, os EUA estão procurando maneiras para facilitar o processo. Para se ter uma ideia, no ano passado, mais de 800 mil brasileiros pediram visto.
Em relação à Cuba, ele disse que para os EUA suspenderem o embargo o país terá de começar o processo de democratização.
Sobre Guantánamo, afirmou que a prisão para terroristas serão fechada - mas ainda não há data -, mas não a base.
Disse ainda que o Brasil de hoje é diferente do da década de 90, quando também morou aqui. Vê mudanças nas áreas social - a emergência de uma nova classe média, econômica e política. Acha que o país está mais aberto em termos de comércio, com empresas mais competitivas.
No vídeo que pode ser visto abaixo, Shannon também fala sobre a relação comercial Brasil e EUA, principalmente sobre a proibição à importação do nosso suco de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário