segunda-feira, 17 de março de 2014

Top 10: varandas integradas


Quando ambientes sociais ganham novo recurso

11/02/2014 | POR CAMILA GAIO

Adaptar a área da varanda ao restante da residência permite não somente um melhor aproveitamento do espaço, mas também é uma excelente opção para criar um lugar de lazer que não fica isolado dos demais ambientes da casa. Os apartamentos brasileiros são mestres em trabalhar este conceito na arquitetura e no décor. A seguir, confira uma lista dos melhores exemplos no assunto que já apareceram no site de Casa Vogue! Inspire-se: quem sabe a sua não será a próxima.
  (Foto: André Klotz)
1. Para transformar o lar 

Eliminar cômodos, modificando o tríplex aos poucos, foi a solução encontrada pelo arquiteto Guto Requena para atender as necessidades do proprietário deste imóvel localizado em São Paulo. Entre os pontos principais da mudança estava a integração da varanda - que fica no pavimento intermediário - com a sala de jantar e a de estar, que ganhou ainda uma cozinha gourmet. O colorido que toma conta do décor também pode ser visto da varanda, que dá acesso ao piso superior através de uma escada externa.
_____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
2. Abençoado por todos os santos 

Uma vista da Baía de Todos os Santos, em Salvador, não poderia mesmo ficar bloqueada por qualquer tipo de divisória. Para valorizar ainda mais a paisagem, os arquitetos Márcia e Regi Amaral optaram por derrubar quase todas as paredes do apartamento de 100 m², que ficou com todos os ambientes concentrados em um único espaço, com exceção do banheiro. A varanda também acompanha o projeto e, além de ter uma cozinha integrada, conta com duas poltronas Linna, design Jader Almeida, e bancos Crocco, de Heloisa Crocco.
_____________________________________________________________________
  (Foto: Ricardo Labougle)
3. Amplitude em toda a casa 

Alexandre e Johanna Birman tinham uma exigência bem clara para o apartamento de 600 m², instalado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo: queriam um lar muito bem-iluminado. Para conseguir a amplitude e a entrada de luz desejada, quase não existem paredes dividindo os ambientes. Da sala de jantar é possível ver a de estar, que por sua vez, é uma extensão doescritório, onde a moradora gosta de passar o dia. A varanda fica logo ali do lado, com a vista para a capital paulistana e um jardim, que foi criado para relaxar e meditar. _____________________________________________________________________
  (Foto: Jomar Bragança)
4. Do campo para a cidade 

Mudar-se de uma reserva ecológica para uma cidade grande, como Belo Horizonte, nem sempre é fácil. Com o intuito de manter certo ar de campo no apartamento novo, o arquiteto contratado para o projeto, David Guerra, resolveu integrar os ambientes, principalmente na área comum, além de se ocupar de uma cuidadosa escolha dos acabamentos. Assim as divisões que separavam a sala de estar, a de jantar, a cozinha e a varanda foram removidas. Para completar, todos os ambientes ganharam o mesmo piso: tábuas largas de peroba-do-campo entram em cena para alcançar uma identidade comum entre os espaços. A varanda ficou integrada a uma cozinha gourmet e a uma área de estar secundária, com sofá e poltronas com estofado de linho.
_____________________________________________________________________
  (Foto: Fran Parente)
5. Varanda com ar boêmio 

O espaço é o ponto alto do apartamento de um jovem morador do bairro Cidade Jardim, em São Paulo. Atendendo ao pedido do proprietário, a Triplex Arquitetura criou um ambiente integrado, onde a área social - que abriga o living, a sala de jantar e o home theater -, está aberta para a varanda, responsável por receber os convidados das festas que tomam conta da casa. É ali também que fica o móvel que reúne adega, bar, geladeira e armário para copos, tudo de uma só vez. A peça, de inox e madeira de demolição, foi pensada para deixar o lugar ainda mais livre para festeiros de plantão.
_____________________________________________________________________
  (Foto:  Raphael Briest)
6. Para curtir os dias à beira mar 

Uma das premissas do projeto desta casa de veraneio em Balneário Camboriú era a de transformar a varanda em uma área de apoio para a cozinha e para a sala de jantar. Assim, a dupla do escritório Lupa Arquitetos integrou os três ambientes. A escolha dos materiais priorizou a praticidade, sem que o espaço perdesse sua atmosfera acolhedora. A madeira natural, empregada em quase todos os ambientes, faz a conexão entre eles, bem como o décor em tons claros e livre de detalhes ostensivos.
_____________________________________________________________________
  (Foto: Salvatore Busacca)
7. Vista para o verde 

As diversas salas que compunham a área social deste apartamento de 350 m², em São Paulo, deram lugar a um espaço único. A mudança feita pelo arquiteto Luciano Dalla Marta tinha como objetivo ressaltar a altura da residência: o pé-direito duplo. A varanda da morada, agora integrada ao restante dos ambientes, ganhou novas janelas altas e cortinas brancas, permitindo que o Parque do Ibirapuera, que se encontra logo à frente, fosse uma visão constante de dentro do apartamento.
_____________________________________________________________________
  (Foto: Mca Estúdio)
8. Esperando pelas visitas 

As arquitetas da Tride Interiores foram as responsáveis por dar vida a este apartamento tríplex de 300 m², em Perdizes, na capital paulista. A varanda com piscina e churrasqueira é integrada a biblioteca, repleta de livros dos proprietários, e ao home theater, e fica ainda na cobertura, área destinada às visitas. A atmosfera contemporânea toma conta de toda a morada. No piso superior o décor tem quadros de Lito Dias, além de uma tela de Paulo von Poser.
_____________________________________________________________________
  (Foto: Rogério Maranhão)
9. A varanda de um colecionador de arte 

O apartamento de um solteiro, colecionador de arte contemporânea e objetos de design dos anos 1960 e 1970 não poderia ser diferente. A morada, localizada em Fortaleza, é repleta de telas e móveis assinados. A varanda integrada à sala de estar tem mesa Saarinen, cadeiras Louis Ghost de Philippe Starck, além de sofá e banquetas da Kartell. Um jardimvertical, criado pela Jardim da Cidade, decora ainda mais o espaço, que também conta com o aparador Patio Brasil e a poltrona Shadowy, da Micasa.
_____________________________________________________________________
  (Foto: Romulo Fialdini)
10. Contemporânea na medida 

O projeto deste apartamento no bairro Cidade Jardim, em São Paulo, leva a assinatura deSig Bergamin. Os 750 m² da residência possuem um décor contemporâneo, porém com pinceladas de um clássico light - assim era o pedido do casal proprietário, que tem dois filhos pequenos.  A varanda integrada às demais áreas sociais segue a mesma linha. Ela foi decorada com uma mesa com tampo oitavado de madrepérola, da Juliana Benfatti Antiguidades & Excentricidades, e uma poltrona com tecido Oscar de la Renta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário