quinta-feira, 27 de março de 2014

CHANTAGEM JURÍDICA, por Magu


Carlos Brickmann publicou na 4ª feira ótimas notas. Comento no final.

images-1Chega de chantagem! 
O jornalista gaúcho Jayme Copstein foi até o Supremo Tribunal Federal e deu um passo gigantesco para acabar com a chantagem que figurões engravatados praticam contra jornalistas e empresas jornalísticas, exigindo indenizações milionárias. O Supremo julgou improcedente a ação de um desembargador gaúcho contra Copstein e o jornal O Sul: Sua Excelência queria ser indenizado porque, a seu ver, Copstein tratou com ironia sua decisão de conceder regime semiaberto a Carlos Antônio Balengo da Silva, líder do PCC no Rio Grande do Sul.

Decidiu o Supremo: “Críticas a agentes públicos, por mais duras, contundentes ou mordazes que sejam, não implicam dano moral. Não geram indenização material, como têm pretendido e eventualmente conseguido em tribunais inferiores ações movidas contra jornalistas e empresas jornalísticas”.

É importante: gente bem relacionada tenta fugir de críticas exigindo centenas de milhares de reais pelos danos causados à sua honra – que muitas vezes, convenhamos, não vale isso (o grifo é meu).

Bebendo na fonte
Para enfrentar melhor os engravatados que dão preço à honra, vá ahttp://goo.gl/GdBo7c. Em Número do Processo, escreva ARE 734067.

COMENTO:

Excelente notícia para Adriana Vandoni, que até hoje é censurada pelo tribunal do Mato Grosso por uma matéria contra o dono do Estado, Riva.

Aproveitando a oportunidade, o Brickmann também comenta, lembrando que o lobo perde o pelo mas não perde o vício:

O guru indiano Rayneet Singh, consultor da campanha presidencial de José Serra (PSDB) em 2010, foi preso nos Estados Unidos, acusado de buscar doações ilegais para candidatos em San Diego, na Califórnia.

Para terminar, perguntar não ofende, né não? (apud Anhangüera). Porque não acontece aqui o que aconteceu lá (nos EUA)? Diante do fato que André Luís de Carvalho, ministro substituto do TCU,  faz palestra em seminário do Conselho Federal de Enfermagem – que é investigado pelo TCU. – É bonito isso? Não é uma infração ética (ou tétrica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário