sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O que não fazer no marketing digital em 2014


Janeiro é o mês de novos começos. No mundo dos negócios é uma oportunidade de revisitar o que foi feito ano passado e o que precisa mudar para ser bem sucedido nesse ano que começa.
Assim como há algumas promessas pessoais comuns (perder peso, trabalhar em novo local ou ganhar muito dinheiro), também existem algumas promessas de negócios que devem ser prioridade do empreendedor: adquirir novos clientes, aumentar as vendas e contratar gente capacitada, tudo isso visando o crescimento das receitas da empresa.
Às vezes é mais importante destacar o que o empreendedor não vai fazer em 2014, então aqui estão cinco sugestões de marketing para proprietários de pequenas empresas executar em 2014:

Não se espalhar em vários canais sem foco
O empreendedor deve resistir à tentação de espalhar sua marca em diversos canais on-line. Ao invés disso, recomenda-se escolher três canais em que se pode gastar o tempo no marketing digital. Esses três canais são: uma página de Facebook (fan Page), um blog e um newsletter, ou pode ser serviços em ascensão, como Snapchat ou Vine. Manter as contas de mídia social demanda tempo. O ideal é ter um colaborador focado nesses canais ou uma agência.

Não ter medo de tentar algo novo
A vantagem de ser uma empresa de pequeno porte é que não precisa passar por uma dúzia de aprovações para se inscrever em uma nova plataforma de blog, app ou rede social. A grande tendência em 2013, que vai perdurar este ano, é micro-conteúdo — em vez de artigos longos ou vídeos, as pessoas estão criando vídeos no Instagram de 15 segundos e outras formas de conteúdo curto. Seis segundo de vídeo no Vine é um grande exemplo de uma ferramenta que foi lançada no ano passado e já se tornou um canal de comercialização de grandes marcas como Harvey, Samsung e o Target.

Não hesitar em experimentar canais de publicidade social
Em 2013, o Twitter lançou sua plataforma de anúncio de self-service para usuários, deixando pequenas empresas executar campanhas para Tweets promovidos e promovendo contas. Apenas como anúncios no Facebook, tornaram-se parte integrante da execução de uma página de Facebook bem sucedida. Redes sociais podem ser canais de marketing para ser uma parte fundamental da construção de uma presença vibrante na rede.

Não ser uma mídia social "do contra"
Empresários geralmente não têm uma equipe jurídica ou o departamento de marketing para dizer “sim” ou “não” para atualizações de mídias sociais, antes eles enviados — grande para a atualidade, mas muitas vezes mal para aqueles momentos de "Opa, não clicado em enviar". Não ser a próxima gafe de mídia social — evitar capitalizando sobre desastres (ver AT&T no aniversário 11 de setembro em 2013), ser cortês e útil para os clientes on-line e lembre-se que grande serviço ao cliente é a melhor maneira de combater as queixas de mídia social. Ter uma página para resposta a queixas em seu Facebook vai ser um fiasco de mídia social viral.

Não usar as mídias sociais como canal só de venda
Se o empreendedor não tem uma loja de comércio eletrônico, 2014 é o ano em que se deve ter um— plataformas como Shopify, Etsy e ShopLocket tornam mais fáceis de manusear. De acordo com projeção da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o mercado brasileiro de e-commerce deve fechar o ano de 2013 com um crescimento de 29% em vendas e um faturamento total de R$ 31 bilhões, o que equivale a 3% das vendas totais do varejo brasileiro.

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