sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O que esperar dos preços dos aluguéis



  fonte: Isto É - Dinheiro

Inflação do aluguel pode ter desaceleração em 2013, diz especialista

Quem mora de aluguel pode ser beneficiado em 2013 com um reajuste do contrato de locação abaixo do que encontrou no ano passado. Isso porque o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que serve de base para esses acordos entre inquilino e locador e também para a tarifa de energia elétrica, tem apresentado uma desaceleração.
Em outubro, o índice apresentou alta de 0,86% em outubro em relação ao mês anterior, abaixo da medição de setembro, quando ficou em 1,50% ante agosto.
noticias  : O que esperar dos preços dos aluguéis
IMÓVEIS: reajuste do aluguel pode ser menor neste ano
Na projeção de Fábio Romão, da LCA, o IGP-M deverá terminar o ano com uma alta acumulada de 5,7%. Em 2012, a elevação foi de 7,8%. A expectativa menor se deve ao preços agropecuários, que influenciam no indicador, e fecharam 2012 em alta de 18,8%. Neste, segundo Romão, é provável que haverá deflação de 2% nos itens alimentícios. “No geral, o IGP-M do próximo ano não vai ficar nem tão alto como em 2012, e nem tão baixo como em 2013”, diz. isso porque, para 2014, o IPG-M deve acelerar em relação a esse ano e chegar a 6,5%.
O IGP-M é composto por três itens: Índice de Preços no Atacado, ou IPA, com peso de 60% (inclui neste indicador os preços agropecuários e da indústria); o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30%; e o Índice Nacional Custo da Construção (INCC), 10%. Em 2012, o IPA, que tem o maior peso sobre o IGP-M, subiu 8,7%.
Em geral, o IGP-M possui variações acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é medido pelo IBGE e que é o indicador oficial de inflação do País. Dentro do IPCA, há também a medição do comportamento de aluguéis, embora seu uso seja pouco comum nos contratos de locação. A expectativa do especialista é que o IPCA-Aluguéis, que mede também a valorização do imóvel, feche 2013 com uma alta de 12%. No entanto, espera uma desaceleração para o ano que vem, para uma alta de 9%

Nenhum comentário:

Postar um comentário