quinta-feira, 11 de julho de 2013

O caso exemplar do jatinho que foi negado à então ministra Dilma, toda-poderosa chefe da Casa Civil


Carlos Newton
Já contei aqui esse caso, acontecido no aeroporto de Brasília há alguns anos, mas vale a pena relembrar, em função da celeuma sobre o uso abusivo de jatinhos da FAB por autoridades dos três Podres Poderes (royalties para Caetano Veloso).
Na época, Dilma Rousseff era chefe da Casa Civil do governo Lula e julgava ter mais poderes do que tinha na realidade. Dirigiu-se à área militar do aeroporto da capital e pediu que fosse liberado um jatinho da FAB para conduzi-la. Como não havia autorização prévia, o oficial da Aeronáutica responsável pela base aérea foi chamado e explicou-lhe que não poderia liberar o avião, porque o voo dela não constava da programação do dia.
Dilma Rousseff não aceitou a negativa e insistiu com o oficial:
- “O senhor não está entendendo. Eu sou Chefe da Casa Civil da Presidência e tenho direito de usar o avião”.
- “Eu sei que a senhora é chefe da Casa Civil, mas só posso liberar o aparelho para voo se houver autorização prévia do comando, e isso não aconteceu”.
Furiosa, Dilma Rousseff então ameaçou o oficial: – “O senhor verá o que vai lhe acontecer”. Virou as costas e foi embora.
O oficial registrou o incidente em seu relatório e no dia seguinte foi convocado pelo comandante da base militar de Brasília. Apresentou-se ao seu superior, que lhe disse simplesmente o seguinte:
- “A Aeronáutica tem orgulho de contar com oficiais como o senhor”.
Conclusão: se alguém pensa que a presidente da República pretende limitar uso de jatinhos pelas autoridades, com toda a certeza vai se decepcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário