quarta-feira, 13 de março de 2013

Corretor de imóveis, você está feliz? O lado A, o Lado B, C, D da profissão…



By  on março 12, 2013
1
Lado A e lado B.
Geralmente, essa frase é usada para descrever algo que pode ter duas faces, duas interpretações.
Mas, ainda sim, provável que existam mais lados além do A e B para a maioria das afirmações. Um abecedário inteiro. Pensando nessa simples frase e juntando a uma análise sobre a profissão do corretor imobiliário ou mesmo os gestores desse setor, conseguimos ver um enorme espaço entre os dois lados da moeda, entre os que estão muito satisfeitos e os que estão realmente chateados e cansados.
Esse é um tema para longas reflexões e talvez nunca acabe. Taí… o melhor da vida.. poder pensar, viver, definir e redefinir sensações. Porém, para falar desses tantos lados é necessário pensar no que nos leva a uma sensação, a formação de um a pensamento. Sim, é preciso, porque no fundo, cada leitor agora, está construindo a sua opinião e  sentimentos com relação ao que está lendo e com base nisso, ele irá ao final dizer: gostei, odiei, interessante ou sem relevância…e outras muitas e muitas idéias. Por isso, para falar sobre escolhas é necessário entender um pouco sobre o que acontece até uma decisão ser tomada.
O pensamento permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metasplanos e desejos. O sentimentos, de forma genérica, são informações que seres são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos, a empatia é informação sobre os sentimentos dos outros.
Mas, porque tudo isso? Onde pretendo chegar? Na verdade pretendo apenas alcançar  quem deseja refletir sobre a profissão que escolheu, sobre o profissional que é ou deseja ser. Sobre como cada um  lida com as dificuldades no trabalho, sobre como pretende melhorar, sobre as escolhas entre os lados A, B, C, D…
Seria tão fácil aqui, escolher dois ou três corretores de imóveis altamente realizados e outros frustados e pedi-los que falem sobre os prós e contras do dia- a- dia no trabalho e achar assim, que já teria contribuido com vocês sobre esse assunto. Mas, isso seria tão inocente de minha parte, porque no fundo sei que essas informações seriam apenas a exposição de  percepções de duas pessoais com pensamentos e sensações contrárias a cerca de uma profissão.
Por isso, minha proposta agora é citar brevemente duas situações e acredite, qualquer semelhança é mera coincidência e depois farei algumas perguntas e peço que gastem dois minutos do seu dia respondendo.
O corretor de imóveis “A” fez seu curso de transações imobiliárias, se credenciou e depois fez alguns breves cursos rápidos, meio que obrigado pela empresa que trabalhou. Todos os dias, acorda já chateado, porque sabe que precisará falar com umas 30 pessoas, mandar uns 50 emails, atender 100 clientes e no fundo, a maioria, são curiosos e se conseguir uma venda, esse será um dia de sorte. E ainda no meio dessas milhares de coisas, terá que fingir que gosta de seu chefe. Todo desejo do mundo nesse dia “puxado”, seria apenas dormir mais 2 horas ou ir embora mais cedo para pegar um solzinho. Reclama do transito que enfrenta, do ar condicionado, do preço alto das roupas que precisa usar. E  na hora do almoço seu assunto principal e contar histórias engraçadas e rir de uns clientes estranhos, além é claro de falar mal de tantos corretores ruins que querem ganhar mais que ele e assim, seguem os dias… Em fim, um profissional nitidamente insatisfeito e indignado com as mazelas da profissão.
O Corretor “B” mal se credenciou e já procurou saber quanto seria para fazer uma faculdade ou uma pós na área, pois pretende se aperfeiçor cada vez mais. Esse corretor já planejou seus passos desde o início da carreira, porque sempre soube que não seria fácil enfrentar tanta concorrência de bons profissionais do mercado, sabia que precisaria se destacar, ter paciência e investir muito. Esse corretor não gosta de feriado e dias vazios, sabe que o tempo precisa ser bem aproveitado para melhor produtividade. Entende que alguns meses serão melhores que outros e por isso precisa ter controle. Alguns colegas de trabalho não são tão de confiança assim, afinal, em todo lugar existem pessoas que te elevam e outras que te empurram em um abismo, por isso preza pelos laços positivos construidos.  A suas metas ele traça junto com um planejamento de ação, todo início do mês. Sabe que suas roupas são importantes para causar impressão de cuidado. Além disso tudo, entende que algumas palavras ditas no futebol com amigos no domingo, são proibidas no ambiente de trabalho. Ele compreende a importancia de existir um líder, que erra ás vezes, irrita também,  mas que é uma referência para seguir e encontrar soluções. Afinal ele quer muito crescer e um dia, ser um bom líder também. Esse corretor, já chorou, já teve vontade de sair correndo de um stand de vendas mal gerido, mas também, entende depois de passar a chateação que essas coisas, também aconteceriam se ele fosse médico, advogado, professor e busca criar soluções para a melhoria na empresa. Portanto, quando ele precisa recuperar as forças para seguir, ele ler um bom livro, bate um papo com um mentor e busca um novo caminho de ação para continuar sempre evoluindo.
Em fim, além desses lados acima, existem o C, o D, o E, F,G…. Por isso, apenas peço que respondam essas 3 perguntas:
O que você faz para tonar seu dia a dia no trabalho melhor?
Se você trabalhasse em outra profissão todos os problemas seriam resolvidos?
Quem é responsável pelo seu salário?
Sempre existirá profissões mais valorizadas que outras, mais estruturadas que outras, mais competitivas…Porém, o que define um profissional realizado de um profissional insatisfeito está onde não se pode enxergar e ninguém pode medir e entender, a não ser o próprio responsável. Ou seja,  dentro de cada um e apenas cada um de nós, pode acessar esse lugar e fazer uma reconfiguração, se assim desejar.
E quanto os lados A e B, esses sempre irão existirão, portanto, não perca tempo reclamando de suas escolhas e sim ganhe tempo tornado-as melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário