terça-feira, 25 de setembro de 2012

CRISE NA EUROPA Espanha protesta. Catalunha antecipa eleição e região pede resgate


Valéria Maniero - 
25.9.2012
 | 
16h22m

O dia foi intenso hoje na Espanha. Em torno do Congresso, tensão e protestos: policiais enfrentaram manifestantes contrários às medidas de austeridade. Algumas pessoas foram detidas e gente ficou ferida. A imprensa espanhola diz que 6 mil protestavam na região do Congresso, para onde foram enviados 1.300 agentes de segurança.
O mesmo país vê mais uma região autônoma - a quarta - a pedir resgate. Agora, é a Andaluzia, que solicitará 4,9 bilhões de euros ao fundo criado pelo governo para ajudar as regiões endividadas.  
Antes dela, Valência, Múrcia e Catalunha fizeram o mesmo, pedindo mais 9 bilhões de euros. Com isso, quase 14 bi dos 18 bi de euros do fundo já estão comprometidos. Mas há outras regiões na fila: Castilla e León e Canárias devem ser as próximas. A crise também afetou as administrações regionais, como podemos ver.
Outra notícia repercute hoje na Espanha: a antecipação das eleições parlamentares na Catalunha, a mais rica e também a mais endividada região autônoma espanhola.
Artur Mas, presidente do governo catalão, anunciou a intenção de convocar eleições para o dia 25 de novembro, dois anos antes do prazo, segundo o "El Mundo". "Em momentos excepcionais, é preciso tomar decisões excepcionais", disse ele. 
No último dia 11, uma multidão saiu pelas ruas de Barcelona pedindo a independência da Catalunha.
- Apesar de Mas não pronunciar a palavra "independência", seu discurso de hoje indica eleições centradas no debate dos diferentes modelos de Estado propostos pelos partidos, e não nos cortes sociais que o governo levou adiante desde o início do seu mandato - diz a matéria do "El Mundo".
A Espanha, que tem a maior taxa de desemprego da região, pode ter de pedir resgate aos seus sócios europeus em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário