sexta-feira, 6 de julho de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - PINTURA Hieronimus Bosch: A Adoração dos Magos (1495/1499)


Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
6.7.2012
 | 12h00m

A Adoração dos Magos, ou A Epifania, é um tríptico encomendado para um altar por Agnes de Gramme e Peter Scheyve. São muitos os trípticos com o mesmo fim pintados ou esculpidos nos Países Baixos, mas os de Bosch se destacam por conterem elementos únicos.
Jesus pequenino está no colo de Maria na presença dos três reis. O celeiro em péssimo estado onde eles estão e as figuras com aspecto tenebroso dão ao espectador a sensação de perigo iminente. Na metade do painel central seguidores de dois dos reis parece que vão entrar em batalha uns contra os outros. Um terceiro grupo cavalga em direção a Jerusalém. Ao fundo, um moinho, símbolo que Bosch quase sempre incorporava a suas paisagens.
Os paineis laterais retratam os santos patronos dos doadores, Agnes (Inês) e Peter. Apesar das paisagens não terem continuidade espacial com a do painel central, cronologicamante os acontecimentos estão em concordância. A divisão ocasionada pelas molduras não separam uma cena da outra, nem um tempo do outro.


Esse é o único tríptico do pintor no qual os doadores são retratados. São Pedro e o doador ocupam o painel esquerdo, que fica do lado direito de Jesus Cristo, o lugar de honra. Ao fundo, São José seca panos perto do fogo. Figuras curiosas que moram no campo aparecem dançando.
No painel direito, Santa Inês está atrás da doadora que, ajoelhada, tem perto de si um carneiro, símbolo da santa. Lá atrás, uma mulher corre pela estrada fugindo de um lobo, enquanto um homem mais perto do espectador não consegue escapar das garras de outro lobo.


Quando os paineis se fecham, vemos a imagem de uma missa pregada por São Gregório (acima), também com o retrato de um outro doador. Fechado, o tríptico é emgrisaille (grisalha), pintura monocromática, comummente executada em tons de cinza, branco, castanho e preto, que visa produzir efeito de baixo-relevo. 
Óleo sobre madeira, mede 138 cm x 33 cm

Acervo Museo del Prado, Madrid

Nenhum comentário:

Postar um comentário