quinta-feira, 12 de julho de 2012

Juros: inflação baixa e economia fraca indicam novos cortes - por Mirim Leitão


Enviado por Míriam Leitão - 
12.7.2012
 | 
10h15m
NA CBN


O Copom reduziu a taxa básica de juros, ontem, pela oitava vez seguida, para 8% ao ano. Se a inflação estivesse alta, mesmo com a atividade fraca, o BC não reduziria os juros. Agora, felizmente, a inflação está caindo, seguindo em direção ao centro da meta (4,5%); por isso, os juros podem ser reduzidos para tentar dar um gás na economia.
O IPCA caiu por fatores internos e externos, como nível de atividade mais fraco, menor demanda. O consumo estava se segurando, apesar da produção industrial em queda, mas as vendas do comércio caíram em maio, mês considerado muito bom para o comércio.
Inflação baixa e atividade fraca apontam para novas quedas de juros nas próximas reuniões do Copom. Há analistas prevendo que a Selic poderá chegar a 7% ao ano no fim de 2012. Acho que o BC pode fazer isso.
O importante, agora, é saber que estamos numa nova fase na relação com o dinheiro, de juros baixos, não estávamos acostumados com isso. Temos de olhar com mais atenção as taxas cobradas pelos bancos, estudar bem onde colocar o nosso dinheiro; a caderneta de poupança, por exemplo, ainda ganha em muitas situações dos fundos de renda fixa.
É hora de negociar, ir atrás de taxas de juros menores e remuneração maior para o nosso dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário