sexta-feira, 4 de maio de 2012

Desorganização e os desmandos com que a Conmebol


Dr Osmar Santos

Vários jornalistas sul-americanos manifestaram-se esta semana sobre a desorganização e os desmandos com que a Conmebol dirige a sua principal competição, a Copa Libertadores. Até que enfim ! Tenho chamado a atenção para isso sistematicamente, mesmo que alguns leitores  tenham atribuido minhas críticas ao pouco sucesso do Corinthians na competição, o que é um absurdo. Nicolás Leoz, o presidente, sentiu a pressão da imprensa e acabou revelando um fato inusitado que nunca foi exposto por qualquer federação ou confederação sul-americanas e nem mesmo por nenhum dirigente de um grande clube : Ele  recebeu há 4 anos o cargo de pressidente vitalício da Conmebol. Ou seja só deixa o cargo com o falecimento ou com alguma doença que limite sua capacidade física ou intelectual. Nem time de várzea tem presidente vitalício.
Já que é assim, cabe à imprensa o papel investigativo, de revelar desmandos e de sugerir soluções. Me digam se tem cabimento os clubes em cada país se matarem para conseguir vaga no torneio e os mexicanos escolherem só o 3º  e o 4º colocados no seu campeonato para disputar a Copa, mas sem levar a Copa. É isso mesmo, dipsutam e não levam , porque para disputar o mundial interclubes, vai o campeão da Libertadores desde que não seja um time mexicano ? Pode isso ? Agora Leoz flerta com o futebol dos Estados Unidos para se submeterem ao mesmo papel. Duvido que concordem. Se concordarem, certeza, vem bucha da grossa. Queria só ver David Beckhan, bater escanteio protegido por escudos de gordos policiais.
E não adianta dizer que torcedores de alguns países da América do Sul, não jogarão mais papel higiênico nos gramados, que os estádios terão local apropriado para aquecimento, que os vestiários serão amplos e com duchas quentes,. que os árbitros serão retreinados para apitarem. Não acredito nisso. Porque esses fatos decorrem de traços culturais e educacionais ( não que aqui também não os tenhamos). Só existe uma solução : punição ! O campo é pequeno ? Então não tem jogo lá . A altitude ultrapassa os limites fisiológicos do organismo ? Então que se jogue em outro lugar. O comportamento da torcida é inconveniente ? Que o clube seja eliminado da competição. E por aí vai…

Um comentário:

  1. Isso mesmo João, nunca vi tanta irresponsabilidade, falta de lisura e tudo o mais que o valha. É tão bagunçado que fica vergonhoso qualquer coisa que envolva essa instituição. E o pior, se tiver time brasileiro envolvido, sai de baixo que pra eles não somos nada! São tão recalcados que descontam tudo nas equipes brasileiras....um basta já na Conmebol!!!
    SCBrasil - São Paulo/SP

    ResponderExcluir