segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A emoção como termômetro da negociação em vendas

Olá! Tudo bem? Faz alguns anos que gosto de pesquisar artigos acadêmicos para aperfeiçoar meus conhecimentos. Em uma dessas leituras, me deparei com a frase que serviu de inspiração para este texto:

“Quando lidamos com pessoas, devemos nos lembrar que não estamos lidando com criaturas dotadas de lógica. Estamos lidando com criaturas dotadas de emoção e motivadas pelo orgulho e vaidade”. (Dale Carnegie)

Dale Carnegie foi sábio ao pronunciar esta frase, porque aí está a chave que pode abrir portas para uma negociação eficaz ou jogar fora a oportunidade de vender para o cliente. É nesse ponto que muitos vendedores pecam, por não entender que do outro lado da mesa, a emoção controla as ações do cliente.

Muitas vezes, o cliente assume determinado comportamento levado pelo seu estado emocional do momento. Se o vendedor faz da negociação, uma guerra, o cliente absolverá essa situação e o seu emocional interpreta o outro lado como um inimigo a ser vencido. E isso é péssimo para qualquer negociação.

Por outro lado, quando o vendedor se coloca ao lado do cliente para resolver o problema dele, tudo tende a ficar mais fácil. Isso acontece porque o cliente estará modelando o comportamento para lidar com uma situação em que não tem um adversário (o vendedor), mas sim um parceiro que está ali para ajudar.

Por isso, a dica é: tenha muito cuidado com o que fala e a maneira como diz as coisas porque o cliente poderá direcionar sua emoção e comportamento de acordo com as suas atitudes. Cuidado para não ferir o orgulho e vaidade do cliente. Toda venda tem um pouco de razão, mas no final do processo o que manda é a emoção.

FONTE:  Professor: André Vinicius  www.andrevinicius.com

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