quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Corretor- Entenda as tribos e ganhe tempo nas vendas


Um olhar mais atento à sociedade do século XXI nos permite perceber sua divisão em tribos urbanas. Os avanços tecnológicos dos últimos 20 anos resultaram no fim da chamada “sociedade de massa”. Em seu lugar, o conceito de “indivíduo” ganhou maior importância e, com isso, temos agora um novo agrupamento social que faz com que as pessoas sejam vistas em nichos. Ou tribos. No entanto, a pergunta é: até que ponto esta mudança interfere no trabalho do corretor de imóveis?
É uma alteração profunda na relação corretor/cliente. O trabalho do corretor deve agora ser personalizado, de acordo com a demanda específica daquele cliente. Para que o profissional seja bem-sucedido nesta empreitada, é fundamental que ele compreenda de que maneira se configuram as tribos urbanas neste novo século. O domínio das peculiaridades de cada grupo social fará com que o corretor ganhe tempo nas vendas.
As redes sociais são uma excelente fonte de pesquisa. Nela, o profissional pode aprofundar seus conhecimentos a respeito das preferências de diversas tribos. Cultura, estilo de vida, esportes, viagens… Todos os tópicos estão lá. Com base nesses dados, o corretor pode criar um atendimento personalizado, lembrando-se sempre que, apesar de pertencerem à mesma tribo, as pessoas têm necessidades específicas.
Ao lidar com um cliente que gosta de praticar esportes, por exemplo, o corretor deve levar em conta pontos importantes para quem cultiva uma vida saudável. Possivelmente, este cliente terá preferência por um imóvel com sol durante a manhã. Outro aspecto importante – que seria talvez irrelevante para outros grupos – é a proximidade com academias e centros de atletismo. Sendo ligado a esportes, o natural é que esta pessoa durma cedo. Portanto, o corretor deve buscar imóveis em bairros que não tenham uma vida noturna agitada.
Por outro lado, pessoas ligadas ao mundo das artes terão outras necessidades. Esta tribo tem uma vida noturna intensa e, logicamente, não ficará satisfeita com um imóvel em que o sol bate de manhã. Além disso, pessoas que vivem em função da arte darão prioridade a casas e apartamentos que fiquem próximos a teatros, cinemas e casas de show. Também optarão por bairros silenciosos durante a manhã.
Observar tais peculiaridades fará com que o corretor poupe um tempo precioso, pois, quando apresentar opções de imóvel para cada tribo, já terá feito esta pré-seleção. Daí por diante, basta fazer apenas a “sintonia fina”, ou seja, se adequar a algumas necessidades específicas daquele cliente.

A venda terá tudo para dar certo.

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