quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

IRRITAÇÃO TARDIA, por Magu

IRRITAÇÃO TARDIA, por Magu

interpretação-de-textoEu tive, na juventude, um professor de interpretação de textos, que disse, à guiza de piada, na classe, que eu sofria de “interpretação restritiva”. Eu era o melhor interpretador, tinha as melhores notas, e ele queria gozar da classe inteira, por tabela e eu entendi a intenção, perfeitamente.
Para que contei essa história? (Estória é o cacete!). Porque, revendo a estatística do blog, encontrei que, nos últimos dias, houve (o verbo é impessoal, no sentido de existir ou acontecer e fica na 3ª pessoa do singular) várias consultas ao texto Resposta à carta aberta (05/11), do Anhangüera. Curioso, retornei ao post, e reli o texto e todos os comentários. Percebi que tive lanheza de trato nas minhas respostas, que se mostrou insuficiente. Mas, aí bateu-me a tal irritação tardia do título. E não devo carregá-la ad eternum. Por isso, volto ao assunto, nem sendo tão educado. Por favor, cliquem no link, releiam tudo, sem paixão, e voltem aqui.
CACETA! Existe um troço chamado LÓGICA (aliado a outro troço chamado ESTRATÉGIA!) Matérias que os altos oficiais das armas estudam a fundo antes de receberem sua patente. Existe, no imaginário popular, a lenda que os oficiais das armas são metidos e orgulhosos. Não é verdade. Essa lenda atrapalha o raciocínio. Depois, as pessoas que se ofendem com determinada coisa tendem a restringir a amplitude de pensamento para abarcar o todo. Ora, o cel. em pauta esfalfou-se em contar sua própria história, e o leitor da carta deve esforçar-se para tentar entender o texto como esse TODO a que me referi. É a regra áurea para interpretação de texto.
É absolutamente ILÓGICO pensar que ele dirigiu-se à TODOS os civis. Seria tomar a parte pelo todo, e não creio que uma pessoa culta como ele demonstrou ser, pelo texto, cometeria esse erro, mesmo irritado. Para mim, restou meridianamente claro que ele tomou como alvo OS CIVIS QUE VOTARAM NESSA CORJA e levaram o país ao estado que se encontra, não sendo razoável pensar que incluiu no rol a minoria que não votou, como nós. Nem é razoável pensar que essa minoria foi para as ruas protestar, porque já esperavam o resultado. Não fomos. Essa revolta vem daqueles que acreditaram e frustraram-se. E agora, como mostra a placa na ilustração da matéria (esse o MATEUS a que me referi e que fui considerado ingênuo), que pisou na merda, e agora pede que OUTROS, com armas, resolvam seu problema, limpando seus sapatos. Muita folga. Reitero meu integral apoio ao que o cel. escreveu, lamentando apenas que, passada a paixão do momento, os que fizeram a merda no passado recente vão repetí-la, reelegendo o poste e seus cúmplices. Não tenho nenhuma esperança neste país, e não é falta de esperança. Vejo a realidade. O antigo axioma inscrito na bandeira da pátria foi transformado numa aleivosia pelo PT, que se interessa sempre no – quanto pior, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário