segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Modo petista de governar: Corrupção e incompetência


MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)
Um balaio cheio e pesado de condutas desabonadoras, a mentira como norma, e uma rotineira falsificação de diplomas, omissão curriculares e assalto ao Erário, refletem o modo petista de governar.
O sustentáculo dessa política corrupta e desagregadora é a degenerescência da nossa frágil democracia com seus 32 partidos políticos de problemas idênticos e, na verdade, a maioria cavalgando o oportunismo e a falta de escrúpulo.
A Rede, de Marina Silva – queira-se ou não – organizou-se com um programa e projeto, e não para ser levado ao balcão de negócios sujos da politicagem. Por desvio de foco ou ingenuidade perdeu o trem... Pena. Refugou o Plano “B” porque o PPS do Roberto Freire, embora de centro-esquerda, é ferrenho opositor do sistema narco-populista montado por Lula da Silva...
O Plano “C” adotado por Marina, apegando-se a uma ‘programática’ indefinida, levou-a ao PSB de Eduardo Campos, formando com ele uma compreensível e simpática fuga à polarização lucrativa entre PT e PSDB, imposta pelos alquímicos do narco-populismo aos preguiçosos intelectuais tucanos.
Com poucas e honrosas exceções, fica uma ampla maioria entre os 32 partidos como empresas de negociatas com o dinheiro público, pois somos nós, contribuintes, que pagamos o festival da inescrupulosa política que domina o país.
Cada partido recebe dinheiro proporcional aos seus eleitores e os novos, ainda virgens de enganar o eleitorado avançarão, pelo menos, em meio milhão de reais por ano do Fundo Partidário, servindo para facilitar o troca-troca de legendas dos parlamentares picaretas, burlando a legislação vigente que prevê a fidelidade partidária.
Este é o cenário carnavalesco da corrupção política. No campo da economia, não é preciso investigar as célebres ‘consultorias’ lulo-petistas, para constatar a perversão dominante.
A fotografia em grande angular da corrupção, aliada à incompetência, está na recente declaração do desastrado ministro da Fazenda Guido Mantega, apelidado pelo Financial Time de Mr. Bean Mantega. Referiu-se este festejado pelego do PT-governo ao caso do calote de Eike Batista que "a situação da OGX já provocou um problema para a imagem do País e para a Bolsa de Valores".
Aí está mais uma demonstração do modo petista de agir: botar a culpa pelos seus desacertos, roubalheiras e crimes. Pergunte-se: Seria o aventureiro Eike Batista o único responsável pela crise?
Que pose terá o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no retrato do descrédito? Foi desta entidade que saíram verdadeiras fortunas para Eike, sem garantias reais!
Na fotografia dos prejuízos da Petrobras, apareceu a cara de Lula da Silva, que dava o braço a Eike? Não era o Pelego que benzia os fantasiosos projetos das empresas “X", viajando nos aviões e iates pertencentes à frota do Caloteiro?
Das críticas de Mr. Bean Mantega fica somente a desvalorização galopante das ações das empresas “X” na Bovespa, e a repercussão negativa do mau procedimento do seu controlador no mercado exterior.
Nada sobra para os enganados (enganados?) investidores na incógnita “X” na ciranda financeira e, para o contribuinte, arcar com o rombo de R$ 11 bilhões no Tesouro Nacional para cobrir com o suado dinheirinho arrancado por escorchantes impostos.
Cacarejando o socialismo para a esquerda e pondo ovos para os aventureiros e banqueiros da direita, o galináceo narco-populista está exaurindo a paciência dos cidadãos e cidadãs esclarecidos. Há quem fale de desobediência civil e voto nulo; será que teremos nestes extremos a solução?
Na minha modesta opinião, nem uma coisa nem outra. Seria melhor ir para as ruas como em junho e votar contra tudo que aí está. A ação opositora real será um trator para recuperar a trilha da Democracia e da verdadeira Justiça Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário