quarta-feira, 3 de julho de 2013

CURIOSIDADES DA LíNGUA PORTUGUESA 8


Magu
frase-ultima-flor-do-lacio-inculta-e-bela-ouro-nativo-que-na-ganga-impura-a-bruta-mina-entre-olavo-bilac-1369715
Lembro aos leitores que o exdrúxulo acordo ortográfico NÃO está em vigor. Apenas em 2016. E espero que não entre!  Daí…
71 – Pêra, a fruta, ainda leva acento, só para diferenciar de uma antiga preposição também chamada pera. Já o plural dispensa o acento: peras. Dá pra entender? O jeito é decorar. Este é um caso aceitável para ser removido, porque a antiga preposição já caiu em desuso…
72 – Ainda tem mais uma palavra com acento diferencial: pôde, terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo poder. É para diferenciar de pode, a forma do presente do mesmo verbo. Então dizemos: Ele até que pôde fazer tudo aquilo, mas hoje não pode mais.
73 – Pôr só leva acento quando é verbo: Quero pôr tudo no seu devido lugar. Mas se for preposição, não leva acento: Por qualquer coisa, ele se contenta.
74 – Fique atento: nunca diga nem escreva 1 de abril, 1 de maio. Mas sempre: primeiro de abril, primeiro de maio.Prevalece sempre o ordinal.
75 – É chato, pedante ou parece ser errado dizer ‘quando eu vir Maria, darei o recado a ela’. Mas esse é o emprego correto do verbo ver no futuro do subjuntivo. Se eu vir, quando eu vir. Mas quando é o verbo vir que está na jogada, a coisa muda: quando eu vier, se eu vier.
76 – Só use quantia para somas em dinheiro. Para o resto, use quantidade. Veja: Recebi a quantia de 20 mil reais. Era grande a quantidade de animais no meio da pista.
77 – O prefixo recém sempre se separa por hífen da palavra seguinte e deve ser pronunciado como oxítono: recém-chegado de Londres.
78 – Não esqueça: retificar é corrigir, e ratificar é comprovarreafirmar: ‘Ratifico o que disse e retifico meus erros’.
79 – Quando disser ruim, diga com a sílaba mais forte no -im. Não tem cabimento outra pronúncia, senão ficarúim!
80 – Fique atento: só empregamos São antes de nomes que começam por consoante: São Mateus, São João, São Tomé, São Paulo. Se o nome começa por vogal ou h, empregamos Santo: Santo Antonio, Santo Henrique, Santo Expedito, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário