segunda-feira, 17 de junho de 2013

Redes sociais: 5 dicas poderosas para o corretor de imóveis




Das discussões acaloradas sobre o time do coração à busca por um contato mais permanente com os clientes, as redes sociais online estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. No âmbito profissional, elas ajudam a construir network, trocar informações, divulgar portfólio, enfim, colaboram para que empresas ou profissionais se mantenham diariamente presentes na dinâmica de seus públicos de interesse.

Dessa forma, equilibrar a vida pessoal com os aspectos profissionais se torna um desafio constante. Saber como se portar no ambiente digital e ter uma boa estratégia de comunicação são fundamentais para o sucesso do corretor, por isso, hoje, separei 5 dicas poderosas que poderão potencializar o comportamento no mundo online e assim contribuir de forma efetiva para bons resultados no offline.
1. Atente-se ao seu cartão de visitas

No universo online podemos nos relacionar com diversas pessoas, sejam elas conhecidas ou que ainda iremos conhecer. Esta característica é exatamente o que mais nos fascina e atrai a nossa atenção para as redes sociais online. Portanto, atente-se ao escolher a imagem que irá te representar. Ela, na maioria das vezes, é o seu cartão de visitas e dirá muito sobre você.

No entanto, compreenda, não quero dizer que a melhor imagem para representar um corretor de imóveis deva ser séria ou sisuda a fim de passar mais credibilidade. Sua foto deve, na realidade, transmitir aquilo que você é, mas sem exageros. Bom senso é a chave do sucesso.

2. Cuidado com o que publica

As redes sociais podem ser consideradas como a nossa casa, portanto imagine como gostaria que as pessoas se comportassem e quem gostaria de receber, mas lembre-se: você é o “espelho” para os seus “convidados”. Não adianta ter um comportamento agressivo e esperar um retorno acolhedor e fraterno.

Por mais que tentemos dissociar a vida online da offline, a linha entre real e  virtual é muito tênue, portanto suas ações no ambiente digital terão impactos no mundo fora da tela do computador ou smartphone e vice-versa.

Por isso, não faça do seu perfil nas redes sociais um grande “muro de lamentações” ou uma “eterna festa”. Utilize o seu perfil para alavancar a sua imagem e extrair o que cada rede tem de melhor para oferecer.

Outra dica que dou é limitar certos “amigos” que podem marcá-lo indevidamente em comentários ou fotos inapropriadas para os objetivos que almeja conquistar com as suas redes e, assim, acabar expondo coisas desnecessárias e que podem te prejudicar.

3. Atente-se ao escrever

Cuidado! O uso excessivo de palavras abreviadas e os erros de português ao escrever podem ser letais e acabar com a sua imagem nas redes sociais online.

Cuidado! O uso excessivo de palavras abreviadas e os erros de português ao escrever podem ser letais e acabar com a sua imagem nas redes sociais online.

Escrever bem, organizando corretamente as ideias e utilizando adequadamente as regras gramaticais deve ser um objetivo a ser almejado por todo bom profissional. Uma forma fácil e prazerosa para melhorar a escrita se dá por meio do hábito da leitura.

Lendo mais temos a oportunidade de aprender novas formas de escrita e também ficamos mais familiarizados com as regras gramaticais. Além disso, a leitura amplia os nossos horizontes de interação, possibilitando um maior diálogo com os diferentes públicos com os quais nos relacionamos diariamente, pois por intermédio dos livros, revistas e sites melhoramos o nosso repertório cultural e nosso vocabulário.

Ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Clique aqui e confira algumas das leituras que foram fundamentais para o meu aperfeiçoamento e que certamente também poderão contribuir para sua evolução.

4. Defina o que deseja


Definir o que deseja ao ter um perfil nas redes sociais online é a melhor estratégia para escolher a maneira assertiva de se comunicar e com quem irá se comunicar. Com isso, é importante fazer uma pesquisa e uma verdadeira imersão em cada rede social na qual pretende criar um perfil para entender as potencialidades e a função de cada uma.

Pinterest, Facebook, Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e tantas outras. Cada uma destas redes tem uma particularidade. Entendê-las e saber adequar-se a elas lhe dará a oportunidade de extrair melhor a riqueza que elas têm a oferecer.

5. Promova discussões


Interaja, posicione-se, relaciona-se.  As pessoas querem saber sua opinião. Eu, por exemplo, utilizo bastante o Linkedin para compartilhar as minhas reflexões sobre determinados assuntos. Isso gera relevância para o corretor.

Inclusive, criamos um grupo exclusivo para profissionais do setor imobiliário, o Inteligência Imobiliária. Nele, compartilhamos dicas e análises sobre o mercado e temos a oportunidade de aumentar a nossa rede de contato no Linkedin e no Facebook, por exemplo.

Esse relacionamento aumenta a chance das pessoas se interessarem pelo seu trabalho e, por consequência, a troca de informações e experiências ajuda a construir o seu diferencial no mercado.

Por fim, é importante saber que a rede social online é uma vitrine, e isso independe do canal onde você tenha um perfil. Portanto, utilize-a com consciência. Apresente-se e conte um pouco da sua história e crenças. Lembre-se, tanto os seus defeitos  quanto as qualidades aparecem de forma mais nítida nas redes sociais.

Em algumas ocasiões você pode até tentar minimizar os seus defeitos, mas tenha a certeza de que, com o relacionamento diário, elas vão aparecer. O grande segredo para o sucesso neste ambiente é compreender que a rede social online deve mostrar aquilo que você é no mundo offline, logo, não mascare a realidade ou crie personagens.

Na web, sua imagem é construída a partir do que você compartilha, desse modo, cuidado, atenção e educação devem ser elementos vitais para sua vida digital.




Por: Guilherme Machado

Guilherme Machado: Consultor, Coach e Palestrante. Expertise no desenvolvimento de equipes comerciais com foco em resultado

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