sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - CATEDRAIS BIZANTINAS Arquitetura - Catedral de São Basílio, Moscou



A inacreditavel Catedral de São Basílio, cartão postal mais conhecido de Moscou, foi encomendada por ninguém menos que Ivan, o Terrível e construída num dos lados da Praça Vermelha, entre 1555 e 1561.
A catedral foi erguida para comemorar o sucesso da campanha militar do czar contra os Tártaros, em 1552, na sitiada cidade de Kazan. A vitória foi alcançada no dia da festa da Intercessão da Virgem e por isso o czar escolheu que seu nome fosse Catedral da Intercessão da Virgem do Valado (ou Fosso Defensivo), por conta do fosso que margeava a fortaleza do Kremlin.
O apelido “São Basílio” lhe foi dado em homenagem ao “santo tolo”, Basílio, o Bem-Aventurado (1468-1552), que era imensamente popular com a população de Moscou e com o próprio Ivan, e assim ficou para sempre conhecida.
São Basílio é uma encantadora mistura de cores e torres em tijolos vermelhos. Compreende nove capelas separadas, cada uma delas com sua cúpula e cada uma comemorando um dos oito assaltos vitoriosos à cidade de Kazan. A nona capela foi erguida em 1588, para abrigar o túmulo de Basílio.

A planta da igreja foi baseada em muitos símbolos religiosos e pretendia ser uma representação da Nova Jerusalém – O Reino dos Céus, descrito no Livro das Revelações de São João Divino. As oito torres em espiral que culminam nas belas cúpulas em forma de bulbo, circundam a nona com a espiral mais alta, formando uma estrela de oito pontas.
A planta em forma de estrela carrega mais um símbolo: a estrela consiste em dois quadrados superimpostos, o que representa a estabilidade da fé, os quatro cantos da terra, os quatro Evangelistas e as quatro muralhas da Cidade Celestial.
 
 Nem o manto branco da pesada neve que cai sobre Moscou lhe tira os encantos. Ao contrário, lhe acrescenta outros...

O exterior extravagante contrasta com seu interior modesto. As capelas são mal iluminadas e as paredes e corredores labirínticos são cobertos por delicados desenhos florais que datam do século XVII.
uma porta interior

A igreja resistiu bravamente à vida tumultuada de sua cidade. Dizem que Napoleão ficou de tal modo apaixonado que queria levá-la para Paris. Por duas vezes São Basílio escapou de destruição total, já no tempo dos soviéticos. Prevaleceu o bom senso e o mundo hoje pode conhecer essa maravilha da arquitetura bizantina.

Moscou, Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário