quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aquário marinho é ponto central de projeto de arquitetura ousado



Destaque da área de estar de apartamento em Porto Alegre, objeto precisou de cálculos específicos para garantir a segurança do prédio

Ele atende pelo nome palhaço ocelaris, mas você o conhece por Nemo. Neste aquário marinho, em privilegiada área de estar no sexto andar de um prédio emPorto Alegre, Nemo vive na companhia dos peixes palhaço black, yellow tang e powder blue tang, da estrela-do-mar, do cavalo-marinho e do casal de camarões.
 Essa população veio no mesmo voo de São Paulo para aterissar no aquário com 2,20m de largura, 55cm de altura e profundidade de 40cm. A simulação das profundezas do mar inclui pedras e corais (certificados pelo Ibama) que se abrem parecendo flores.
Tudo lindo, muitos cálculos depois. As arquitetas acionaram o engenheiro estrutural do edifício para fazer as contas do peso que a laje suportaria para depois projetar a marcenaria para o aquário com 485 litros de água: embaixo, ficam as máquinas e, em cima, o sistema de iluminação e resfriamento. Para a manutenção precisa, que requer filtragem especial da água, a tarefa está interligada com o sistema de automação da casa.
Quando é acionado o comando ligar TV, a população marinha vê o aparelho se posicionar à frente do tanque para atender a um grupo diferente daquele da sala da lareira. De frente para o aquário, as crianças desfrutam de momentos de lazer, a poucos metros dos adultos, entretidos na zona da gourmeteria. Se o filme for ruim, Nemo distrai a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário