terça-feira, 17 de abril de 2012

Projeto de gourmeteria traz sofisticação para o preparo do churrasco



No projeto do arquiteto Carlos Lemos, 11 espetos giram automaticamente na churrasqueira, para deixar o assador com mais tempo para aproveitar a companhia dos amigos

A tecnologia na cozinha pode servir a aspirantes a chefs de todos os estilos. Em um mesmo apartamento no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, dois ambientes refletem diferentes desejos do casal, com idade entre 50 e 60 anos, proprietário do imóvel. A mulher usa a tecnologia para simplificar a tarefa na cozinha. E o homem, como espaço de churrasco, desfruta de uma sofisticada gourmeteria

Churrasqueira, vinhos e um home theater são as atrações do ambiente encomendado pelo marido. Os tons terrosos dominam a sala de 28 metros quadrados com estrutura para preparar e degustar uma refeição harmonizada com vinho ou cerveja. "Ele queria marcar um ambiente bem masculino, com um território bem delimitado, em que pudesse receber os amigos", afirma o arquiteto Carlos Lemos.
Onze espetos giram automaticamente na churrasqueira, para deixar o assador com mais tempo para aproveitar a companhia dos amigos. Ele optou por conservar o acendimento manual, para ter controle sobre a técnica do churrasco. 

Uma bancada em mármore marrom imperador dividida em dois níveis com pia, gavetas de apoio e um cooktop de duas bocas complementa o arsenal do assador, que pode esquentar molhos ou finalizar os pratos sem se distanciar dos convidados. O espaço inclui bancos em volta da bancada, para que os amigos possam acompanhar o preparo da carne.

Controle da TV no tablet
Um home theater de 62 polegadas é controlado por tablet e está integrado ao sistema de segurança da casa, podendo exibir imagens da chegada dos convidados. Os utensílios para o churrasco ficam guardados em um armário espelhado, encarregado também de dar amplitude visual ao ambiente.

A abertura das cortinas pode ser controlada por tablet ou até de forma remota, assim como a iluminação. Neste ambiente, há luminárias sem moldura com lâmpadas fluorescentes, dicroicas e ARs.
O gosto pelas bebidas se apoia no projeto tecnológico
Duas adegas, uma para 60 garrafas, embutida no centro do armário espelhado e outra para 170 unidades são climatizadas e têm iluminação especial. Na sequência, há uma cervejeira para gelar 60 garrafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário