Empresas eficientes constroem o relacionamento com o cliente. Já as desorganizadas, não sabem nem quem são seus clientes. |
Olá! Tudo bem? Estive ausente por alguns dias e volto hoje com um tema que tem causado polêmica no ambiente corporativo e é motivo de desentendimento entre vendedores e empresas. A questão é: O cliente é do vendedor ou da empresa? O vendedor tem o direito de levar o cliente, quando ele sai da empresa? As empresas alegam que investem recursos e pagam o vendedor pelo trabalho realizado, portanto o cliente é dela. Já o vendedor diz que o relacionamento é realizado por ele, então nada mais justo do que ter o cliente. Empresas eficientes constroem o relacionamento com o cliente e armazenam as informações sobre esta relação. Sabem quanto este cliente já comprou, suas preferências, a data da última compra, o que foi tratado com o vendedor, a opinião que o cliente possui sobre a empresa e outras informações que podem facilitar no caso da substituição do vendedor. Empresas desorganizadas não sabem nem quem são seus clientes. Esta informação permanece com o vendedor que, ao mudar de empresa, leva o cliente para o concorrente e mantém o relacionamento. De acordo com a ética, o cliente é da empresa, mas o que dizer do relacionamento que o vendedor tem com ele? Muitas vezes isto pode pesar na hora de escolher entre a empresa que nunca te deu atenção e o vendedor que está sempre ali! Para simplificar, costumo dizer que o cliente é do mercado e de quem resolve o problema dele e trata-o com respeito. Um forte abraço, muito sucesso e até breve! |
Grande amigo João Carlos, belissa matéria!
ResponderExcluirPara simplificar, costumo dizer que o cliente é do mercado e de quem resolve o problema dele e trata-o com respeito. Um forte abraço, muito sucesso e até breve!
Pego o final deste TEMA, para dizer. SEMPRE do BOM VENDEDOR.
Lembro quando levava os alunos para prestarem provas de TTI em São Paulo, ficava em um hotel bem localizado, fui procurado por uma "TAL" Solange. Promotora de Vendas de hoteis, esta moça me convenceu a mudar de hotel. Tracamos o um bem localizado, para um afastado do Centro, difícil acesso, pois o ônibus era muito grande e as ruas próximas, muito estreitas, porém, ficamos por QUATRO ANOS nesse hotel.
Todas as quartas-feiras, lá estava a SOLANGE nos esperando, e nos sábados era ela quem lá estava, até o último passageiro embarcar no ônibus para o nosso longo retorno.
Hoje, quando chego em muitas empresas lembro, como faz falta a "TAL" SOLANGE por aqui!
Os empresários, na maior parte das vezes, te olha com desprezo, principalmente no Litoral Norte, chegando a dizer - Não vejo a hora de terminar o verão!
Sem contar que na maioria das vezes, o cliente só trata com o vendedor.
Grande abraço.
Jorge Luiz Barbosa
51 9966-7745